Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:01Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/45200
                            [datestamp] => 2020-03-01T21:57:42Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => biblio:RP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A mediação cultural no bacharelado em biblioteconomia: Uma análise das matrizes curriculares dos cursos no Brasil
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Bárbara Damiane da
                                            [1] => Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman
                                        )

                                    [description] => Este artigo apresenta como tema principal a mediação cultural, assunto pouco discutido na literatura da Ciência da Informação e desconhecido para muitos bibliotecários. Discute a mediação cultural e como ela é abordada nos cursos de formação de bibliotecários. Nesse sentido, como objetivo geral pretendeu analisar a inserção da temática da mediação cultural nos currículos de graduação dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Os objetivos específicos centraram-se em verificar nas matrizes curriculares dos cursos de biblioteconomia a inserção da temática da mediação cultural e examinar as bibliografias dos cursos para verificar se o referencial teórico utilizado aborda a mediação cultural, além de averiguar, por meio dos programas de disciplinas, se os docentes abordam temas relacionados à cultura em suas disciplinas. O universo da pesquisa concentrou-se nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e nos planos de ensino. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, em que se optou por realizar uma pesquisa documental. Sendo assim, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos e os planos de ensino de determinadas disciplinas, as quais foram identificadas mediante a utilização de determinados termos como filtros (mediação, cultura, mediação cultural e mediação da informação). A partir da análise dos dados foi constatado que não existe uma grande atenção voltada para a abordagem da cultura nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e obteve-se o resultado de que apenas 13% das universidades apresentam no plano de ensino e no conteúdo programático da disciplina abordagem referente à mediação cultural. Desta forma, apontamos a necessidade de uma reforma nas matrizes curriculares de algumas instituições e a imprescindível inclusão da mediação cultural na formação do bacharel em Biblioteconomia.
                                    [publisher] => Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2019-06-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/45200
                                            [1] => 10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.45200
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblionline; v. 15 n. 1 (2019); 70-84
                                            [1] => 1809-4775
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/45200/22667
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Bárbara Damiane da Silva, Luciane de Fátima Beckman Cavalcante
                                )

                        )

                )

        )

)