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                                    [description] => O presente artigo tem como objetivo formular uma crítica à noção de “competência” que subjaz o conceito de “competência em informação” (information literacy), mediante uma análise da noção institucional do termo em perspectiva histórica – desde a sua proposição em documento governamental norte-americano, na década de 1970, até seu desenvolvimento por instituições internacionais relevantes para os campos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, como a Association for College and Research Libraries (divisão da American Library Association) e a International Federation of Library Associations and Institutions. No plano metodológico, a pesquisa é desenvolvida por meio de: a) um diagnóstico diacrônico, observando o contexto de formação dos discursos institucionais que futuramente virão desenvolver o conceito; e b) um diagnóstico sincrônico, orientado para a análise crítica do contexto de aparecimento da “competência em informação” como categoria independente. A partir desta avaliação, que atende a um dos principais objetivos dos estudos de “competência crítica em informação” (critical information literacy), busca-se contribuir para uma reflexão que permita a superação dos obstáculos semânticos que instrumentalizam os preceitos da competência em informação (muitas vezes com vista a adaptá-los a interesses governamentais e mercadológicos) e a conquista dos horizontes ético-políticos de liberdade e autonomia informacional de indivíduos e comunidades no regime de informação contemporâneo.
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                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Informação & Sociedade: Estudos
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