Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:15:47Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/38703
                            [datestamp] => 2020-02-19T19:43:56Z
                            [setSpec] => ies:RE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Perfil e formação do profissional em bibliotecas escolares no Brasil, Espanha  e Portugal
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Fujita, Mariângela Spotti Lopes
                                            [1] => Agustín-Lacruz, Maria Del Carmen
                                            [2] => Terra, Ana Lúcia Silva
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => bibliotecário escolar
                                            [1] => perfil profissional
                                            [2] => formação profissional
                                        )

                                    [description] => Este trabalho tem como objetivo principal conhecer, de modo detalhado, o perfil profissional dos bibliotecários escolares do Brasil, Espanha e Portugal. Nesse sentido, foram definidos três objetivos específicos: a) conhecer o marco legal que rege o seu desempenho profissional, nesses países, b) identificar e descrever as funções e tarefas executadas pelo responsável pela biblioteca da escola, incluindo seu tempo de dedicação e c) conhecer a formação inicial e contínua específica dos bibliotecários escolares. Para o efeito, procedeu-se a uma análise de literatura e de legislação relevantes, além da recolha de dados sobre uma amostra de bibliotecários dos três países, através de um inquérito por questionário. Entre os principais objetivos alcançados, destaca-se a caracterização detalhada dos perfis profissionais dos responsáveis por bibliotecas escolares, no Brasil, Espanha e Portugal, identificando o seu trabalho e as suas funções, o tipo de formação educacional que possuem, o nível alcançado, as áreas e matérias de que se ocupam em seu desempenho profissional, a educação formal e continuada que possuem e o número de horas dedicadas à biblioteca da escola.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2018-08-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38703
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 28 No. 2 (2018)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 28 Núm. 2 (2018)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 28 n. 2 (2018)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38703/20853
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Informação & Sociedade: Estudos
                                )

                        )

                )

        )

)