Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:15:22Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/38383
                            [datestamp] => 2020-02-19T19:44:07Z
                            [setSpec] => ies:AR
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O que medem os rankings universitários internacionais? Apontamentos teóricos, indicadores e características
                                    [creator] => Vanz, Samile Andréa de Souza
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Indicadores
                                            [1] => Avaliação universitária
                                            [2] => Ranking universitário.
                                        )

                                    [description] => Os rankings universitários internacionais vem ganhando importância no cenário mundial por simplificar e reduzir grande quantidade de informações acerca de universidades espalhadas por diferentes países. Ao mesmo tempo em que esta constitui sua principal vantagem, reduzir informações advindas de diferentes contextos econômicos, sociais e culturais pode enviesar os resultados. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o tema e reúne aspectos importantes para ampliar a discussão acerca dos rankings, debate os indicadores mais utilizados e principais críticas aos rankings universitários league tables. São discutidos os indicadores qualitativos e quantitativos utilizados pelos rankings Shanghai, THE, QS e Leiden. Considerando-se a relevância alcançada por tais rankings, conclui-se que é fundamental ampliar a discussão entre a comunidade científica brasileira, a fim de proporcionar maior entendimento sobre o tema.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2018-08-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38383
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 28 No. 2 (2018)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 28 Núm. 2 (2018)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 28 n. 2 (2018)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38383/20794
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Informação & Sociedade: Estudos
                                )

                        )

                )

        )

)