Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:15:17Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/38289
                            [datestamp] => 2020-02-19T19:55:07Z
                            [setSpec] => ies:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Competências infocomunicacionais:  estrutura conceitual e indicadores de avaliação
                                    [creator] => Borges, Jussara
                                    [subject] => Competências infocomunicacionais. Competência em informação. Competência em comunicação. Indicadores de avaliação. Alfabetização informacional. New Media Literacy. Metaliteracy.
                                    [description] => O objetivo deste artigo é contribuir com o desenvolvimento teórico e aplicado da área de Alfabetização Informacional, considerando mudanças proeminentes no ambiente informacional, como a cultura de participação e a construção colaborativa de conhecimento. Trata-se de um ambiente que demanda competências em informação, mas também habilidades para interagir e relacionar-se: competências em comunicação. O artigo situa as competências infocomunicacionais teoricamente, articulando as três principais bases que sustentam este estudo: a Alfabetização Informacional (Alfin), a New Media Literacy (NML) e a Metaliteracy. A partir da sistematização desses conceitos, propõe-se uma estrutura em termos de categorias de onde emergem indicadores úteis à avaliação das competências. Os indicadores foram convertidos em questões, apresentadas a estudantes de pós-graduação de quatro países, de cujas respostas extraíram-se evidências de suas competências em termos de informação e comunicação. Os indicadores, baseados na estrutura conceitual, mostraram-se adequados para se conhecer o comportamento infocomunicacional contemporâneo, a partir do qual se manifestaram competências mais ou menos desenvolvidas. Os resultados salientaram uma forte tendência para a aprendizagem e o trabalho em colaboração, embora nem todas competências inerentes encontrem o mesmo nível de desenvolvimento, com destaque negativo para o relacionamento intercultural.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2018-04-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 28 No. 1 (2018)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 28 Núm. 1 (2018)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 28 n. 1 (2018)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289/19699
                                            [1] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38289/19814
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Informação & Sociedade: Estudos
                                )

                        )

                )

        )

)