Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:17:41Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/22527
                            [datestamp] => 2019-10-22T15:41:39Z
                            [setSpec] => ies:AR
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => NOVOS LEITORES, NOVAS HABILIDADES DE LEITURA E SIGNIFICAÇÃO: desafios para a media e information literacy
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cerigatto, Mariana Pícaro
                                            [1] => Casarin, Helen de Castro Silva
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => hipertexto
                                            [1] => matrizes da linguagem
                                            [2] => media e information literacy
                                        )

                                    [description] => Ao reconhecer a importância de desenvolver a competência informacional e midiática na sociedade contemporânea, o presente artigo discute o cenário de linguagens híbridas que nasce diante o ciberespaço, o hipertexto e os novos tipos de leitores que interagem com a informação, agora disseminada pelas mídias digitais.  Tendo como referenciais teóricos autores como Lucia Santaella, procuramos desenvolver argumentos que apresentem as matrizes da linguagem e do pensamento dentro de um respaldo semiótico. As matrizes ajudam a compreender o fenômeno da linguagem híbrida no hipertexto. Diante disso, enfatizamos que o desenvolvimento de habilidades ligadas aos novos ambientes de leitura propiciados pelo ambiente virtual depende da compreensão da linguagem, que é um dos conceitos trabalhados dentro da proposta de alfabetização midiática e informacional (AMI) da Unesco, que agrega as duas noções e habilidades da information e media literacy. Espera-se que este artigo motive estudiosos e profissionais da educação e informação a assumirem a responsabilidade de educar para os ambientes informacionais que surgem com as novas mídias e tecnologias, dando ênfase à questão da leitura e linguagem.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2015-04-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 25 No. 1 (2015); 052
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 25 Núm. 1 (2015); 052
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 25 n. 1 (2015); 052
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/039/13199
                                )

                        )

                )

        )

)