Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:18Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/16692
                            [datestamp] => 2019-10-22T15:48:35Z
                            [setSpec] => ies:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Abordagens de visualização para a construção do conhecimento na Legislação: aplicação em um corpus digital de jurisprudência
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gonzales Aguiar, Audilio
                                            [1] => Pinto, Adilson Luiz
                                            [2] => Verlaet, Lise
                                            [3] => Vaisman, Coleta
                                            [4] => Gallot, Sidonie
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => info-visualization
                                            [1] => legal system
                                            [2] => jurisprudence
                                            [3] => construction of knowledge
                                            [4] => SNA (social network analysis)
                                            [5] => Info-visualisação. Informação jurídica. Jurisprudência. Construção do conhecimento. ARS – Análise de Redes Sociais.
                                        )

                                    [description] => Os modos de exibição gráfica ocupam um lugar cada vez mais importante nos dispositivos de mediação digitais para ver e entender. Eles contam com modos de representação visual, cujo objetivo é fornecer ao usuário uma compreensão qualitativa de um grande volume de informações, simplificando o processo de cognição e, assim, adquirir novos conhecimentos. Em nosso trabalho, temos classificados os diferentes tipos de visualização gráfica e interativa por meio de equações correspondentes aos três níveis de processamento de informação: desenvolvimento sensorial, perceptiva e cognitiva. Este artigo tentará demonstrar como elas contribuem para o processo intelectual pelo qual os usuários são capazes de dar sentido a uma realidade complexa e como aproveitar na construção do conhecimento. Finalmente, veremos como esses modos de exibição diferentes aplicar e contribuir para o acúmulo de conhecimento através do caso de uma mediação legal dispositivo digital interativo.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2013-11-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16692
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 23 No. 3 (2013)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 23 Núm. 3 (2013)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 23 n. 3 (2013)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16692/10207
                                )

                        )

                )

        )

)