Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:19Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/16673
                            [datestamp] => 2019-10-22T15:48:35Z
                            [setSpec] => ies:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Apontamentos sobre bibliotecas em escolas do campo no Estado do Paraná
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gehrke, Marcos
                                            [1] => Bufrem, Leilah Santiago
                                        )

                                    [subject] => Educação do campo. Biblioteca Escolar. Leitura. Escrita. Paraná.
                                    [description] => Apresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a biblioteca escolar na rede pública estadual do campo, no Estado do Paraná, a partir de reflexões sobre a literatura relacionada ao tema e da análise dessa realidade. Objetiva caracterizar os sujeitos da escola do campo, o espaço físico, o acervo, trabalhado, os acontecimentos e as práticas de uso nas bibliotecas escolares, descrevendo a influência dessa conjuntura na existência, no planejamento e nas atividades desenvolvidas e, como decorrência, sua contribuição ao processo formativo dos sujeitos escolares. Realiza pesquisa descritiva em campo, com observação direta e aplicando questionário a representantes de 593 escolas localizadas no campo, de um universo de 2120 estabelecimentos de ensino da rede estadual, obtendo retorno de 60% representantes de escolas da rede pública estadual do campo, no Paraná. Indica para a escola a necessidade de um projeto de leitura e escrita, com o envolvimento da biblioteca. Argumenta que Estado e universidades devam contribuir para a formação de profissionais para esta instituição. Argumenta que a biblioteca escolar no contexto do campo abra-se à comunidade, tanto como prestadora de um serviço, quanto como provocadora de práticas de escrita e leitura, reafirmando a atualidade da pesquisa em bibliotecas escolares. Conclui pela necessidade de ‘ocupar a biblioteca da escola do campo’, concebendo-a não somente como espaço de comunicação, mas de produção de conhecimento. Sugere que o acervo seja também produzido localmente e que o Estado faça desta prática uma política pública.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2013-11-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16673
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 23 No. 3 (2013)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 23 Núm. 3 (2013)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 23 n. 3 (2013)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16673/10209
                                )

                        )

                )

        )

)