Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:31Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/16327
                            [datestamp] => 2019-10-22T15:46:48Z
                            [setSpec] => ies:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Tecnologias de informação e comunicação em Bibliotecas escolares: em busca de um espaço dinâmico
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lanzi, Lucirene Catini
                                            [1] => Vidotti, Silvana Gregorio
                                            [2] => Ferneda, Edberto
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca Escolar
                                            [1] => Tecnologias de Informação e Comunicação
                                            [2] => Aprendizagem
                                            [3] => Ambientes Digitais Colaborativos.
                                        )

                                    [description] => As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser aliadas na aquisição do conhecimento acadêmico e cultural dos estudantes, na medida em que  aperfeiçoam sua competência informacional, e por que não dizer, também digital. Objetivamos nesta pesquisa buscar referências e apresentar experiências que favoreçam um novo conceito de biblioteca escolar com a utilização das  TIC no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento individual e coletivo da comunidade estudantil. Como complemento desse estudo priorizamos como objetivos específicos: inserir as tecnologias na rotina de uma biblioteca escolar; identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes; compreender as necessidades e os recursos tecnológicos por eles utilizados, para obter informação no cotidiano e, ainda analisar a importância da participação efetiva da biblioteca escolar no contexto educacional da escola, por meio de maior interação entre o bibliotecário, o professor e a coordenação pedagógica, buscando um ensino aprendizagem cooperativo e informal das TIC, para juntamente com os alunos, compartilharem a busca de informações e conhecimento, de forma consciente e competente. Escolhemos como embasamento teórico os estudos cognitivos de Jean Piaget, que esclarece como funcionam as etapas de assimilação e acomodação do conhecimento por práticas cooperativas. Como metodologia, foi desenvolvida uma pesquisa-ação-participativa, para conhecer o estado comportamental dos jovens e adolescentes, baseada no modelo de busca de informação para o cotidiano (Everyday Life Information Seeking) – ELIS, desenvolvido pelo pesquisador finlandês Savolainen (2006), como também  identificar o perfil tecnológico e informacional dos adolescentes a partir de duas abordagens selecionadas na literatura científica (HUGUES-HASSEL; AGOSTO, 2007; UCL, 2008). Assim, surgiu a iniciativa de se  criar uma Confraria da Biblioteca, para, num ambiente digital colaborativo, proporcionar aos participantes discussão e aprendizado de tecnologias, bem como aprimoramento da competência informacional digital.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2014-04-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16327
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 24 No. 1 (2014)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 24 Núm. 1 (2014)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 24 n. 1 (2014)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16327/10884
                                )

                        )

                )

        )

)