Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:18:57Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/14387
                            [datestamp] => 2018-03-22T14:29:08Z
                            [setSpec] => ies:MCO
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Formação em biblioteconomia a distância: a implantação do modelo no brasil e as perspectivas para o mercado de trabalho do bibliotecário
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Russo, Mariza
                                            [1] => Fonseca, Marcus Vinicius de A
                                            [2] => Barbalho, Celia Regina Simonetti
                                        )

                                    [subject] => Educação a Distância. Biblioteconomia – Educação a Distância. Ensino de Biblioteconomia - Inovação
                                    [description] => A pesquisa focaliza a implantação, no Brasil, do curso de graduação em Biblioteconomia, na modalidade a distância, iniciativa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contando com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) como responsável pela elaboração da sua proposta pedagógica. A experiência de representantes da UAB, de instituições de ensino da área de Biblioteconomia, e de especialistas sobre Educação a Distância é utilizada para a análise da proposta pedagógica, para verificar suas expectativas em relação a essa iniciativa e ao impacto no mercado de trabalho dos bibliotecários. O método definido foi o do estudo de caso, apoiado pela pesquisa qualitativa, utilizando-se as seguintes técnicas: Entrevista em Profundidade e Grupo de Discussão Triangular. Os resultados comprovaram os impactos positivos que a implementação dessa experiência inovadora poderá causar: i) ampliação das oportunidades de trabalho para os formandos com a abertura de novos postos de ocupação – nas bibliotecas públicas e nas escolares e, ainda, nas bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial, da UAB; ii) o aumento das chances de os brasileiros terem acesso ao ensino superior e, com isso, melhorarem suas condições de vida, podendo, então, contribuir para o crescimento econômico e social do Brasil.
                                    [publisher] => UFPB
                                    [date] => 2012-12-01
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/14387
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Sociedade; Vol. 22 No. 3 (2012)
                                            [1] => Informação & Sociedade; Vol. 22 Núm. 3 (2012)
                                            [2] => Informação & Sociedade; v. 22 n. 3 (2012)
                                            [3] => 1809-4783
                                            [4] => 0104-0146
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/14387/8601
                                )

                        )

                )

        )

)