Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 19
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 770
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Path of Initiation of Scientific Program Federal University of Saint Catherine the period 1990 to 2010@en
                    [1] => TRAYECTORIA DEL PROGRAMA DE INICIACIÓN CIENTÍFICA EN LA UFSC EN EL PERIODO DE 1990 HASTA 2010@es
                    [2] => Trajetória do Programa de Iniciação Científica da UFSC no período de 1990 a 2010@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This study seeks to analyze the efficiency of the Scientific Initiation Program at UFSC and performance of the professor in the process of formation of researchers. The methodology consists of the research fellows and advisors (PIBIC) in the areas of Administration, Accounting, Economics, Law and Production Engineering (Courses: Civil Engineering Production, Production Engineering Production Engineering and Electrical) of the period goes from 1990 to 2010. For this, we sought in the CNPq´s Lattes Platform of the curriculum graduates to: identify characteristics of academic training and progress through the continuity of the graduates of academic scholarships for science (558 graduates, of whom 176 had no record in Lattes. The main results show that the law school has 38% of undergraduate research fellows from the studied period, which is attended by about 920 undergraduate students and 150 graduate of a year. With regard to efficiency of PIBIC, 147 graduates continued to academic life (Masters, PhD and / or post-doctorate), which represents 26% of all scholars, pointing out that many are still in the Graduation, which reduces the percentage of efficiency. As regards the performance of guiding undergraduate research fellows, 47% of the teachers took part in the preparation of stock for the Graduate, in other words, oriented students who now have the desired title (Master, PhD and/or Post-PhD).@en
                    [1] => Analisa a eficiência do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) e o desempenho do professor orientador no processo de formação de pesquisadores. A equipe de pesquisa foi formada por bolsistas e orientadores (PIBIC) nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito e Engenharia de Produção (cursos de: Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Produção Elétrica) no período de 1990 a 2010. Buscou-se na Plataforma Lattes do CNPq o currículo dos egressos para: identificar características da formação acadêmica e do progresso através da continuidade acadêmica dos egressos das bolsas de iniciação científica. Os resultados mostram quais os cursos com maior número de bolsistas e sinalizam que um número significativo de egressos continuaram a vida acadêmica (Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado). No que diz respeito ao desempenho dos orientadores de iniciação científica, cerca da metade dos docentes fizeram parte da preparação dos bolsistas para a Pós-Graduação, ou seja, orientaram alunos que hoje possuem titulação acadêmica(Mestre, Doutor).@es
                    [2] => Analisa a eficiência do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) e o desempenho do professor orientador no processo de formação de pesquisadores. A equipe de pesquisa foi formada por bolsistas e orientadores (PIBIC) nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito e Engenharia de Produção (cursos de: Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Produção Elétrica) no período de 1990 a 2010. Buscou-se na Plataforma Lattes do CNPq o currículo dos egressos para: identificar características da formação acadêmica e do progresso através da continuidade acadêmica dos egressos das bolsas de iniciação científica. Os resultados mostram quais os cursos com maior número de bolsistas e sinalizam que um número significativo de egressos continuaram a vida acadêmica (Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado). No que diz respeito ao desempenho dos orientadores de iniciação científica, cerca da metade dos docentes fizeram parte da preparação dos bolsistas para a Pós-Graduação, ou seja, orientaram alunos que hoje possuem titulação acadêmica(Mestre, Doutor).@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Airton Costa
                    [1] => José Alonso Borba
                    [2] => Adilson Luiz Pinto
                    [3] => Carolina Aguiar da Rosa
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Graduation - teaching research. cnpq - scientific initiation program. cnpq - lattes curriculum. ufpb - scientific initiation program.@en
                    [1] => Graduación - formación de investigadores. cnpq - programa de iniciación científica. cnpq - curriculum lattes. ufpb - programa de iniciación científica.@es
                    [2] => Graduação - formação de pesquisadores. cnpq – programa de iniciação científica. cnpq – currículo lattes. ufpb – programa de iniciação científica.@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 22
                    [nr] => 3
                    [year] => 2012
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2012-10-22
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12225
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12225/9031
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                )

        )

)