Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 20
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 17
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => SMART COMMUNITY: PROPOSITION OF PARAMETERS BETWEEN INSTITUTIONAL REPOSITORIES AND PERSONS WITH VISUAL IMPAIRMENT@en
                    [1] => SMART COMMUNITY: PROPUESTA DE PARÁMETROS ENTRE DEPOSITORIOS INSTITUCIONALES Y PERSONAS CON DISCAPACIDAD VISUAL@es
                    [2] => Avaliação do Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista: direcionamento para uma Smart Community com enfoque na acessibilidade de pessoas com deficiência visual@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Through discernment in relation to aspects of marginalization of people with visual impairments, the informational relevance of institutional repositories and the enhancing context of intelligent communities for the social integration of these individuals, this research aimed to analyze the accessibility present in the institutional repository of Universidade Estadual Paulista . For this, a case study was applied, where the main sources of evidence were the accessibility assessment present in the repository in question, the documentary analysis of national guidelines in the digital sphere aimed at accessibility and the literary review of the topics covered. . As a result of the investigation, it was possible to recognize the processes that, intentionally or unintentionally, foster the distance between institutional repositories and communities of people with visual impairments, such as the minimal presence of accessible elements (services, technologies and materials) in the repository. It is concluded that the context of smart communities, their constituent elements, people, organizations and technologies, can minimize the exclusionary effects present in different social spheres, such as academia.@en
                    [1] => A través del discernimiento en relación a aspectos de marginación de personas con discapacidad visual, la relevancia informativa de los repositorios institucionales y el contexto potenciador de comunidades inteligentes para la integración social de estos individuos, esta investigación tuvo como objetivo analizar la accesibilidad presente en el repositorio institucional de la Universidade Estadual. Paulista. Para ello se aplicó un estudio de caso, donde las principales fuentes de evidencia fueron la evaluación de la accesibilidad presente en el repositorio en cuestión, el análisis documental de lineamientos nacionales en el ámbito digital orientados a la accesibilidad y la revisión literaria de los temas tratados. Como resultado de la investigación, fue posible reconocer los procesos que, intencionalmente o no, fomentan el distanciamiento entre los repositorios institucionales y las comunidades de personas con discapacidad visual, como la mínima presencia de elementos accesibles (servicios, tecnologías y materiales) en el repositorio. Se concluye que el contexto de comunidades inteligentes, sus elementos constitutivos, personas, organizaciones y tecnologías, pueden minimizar los efectos excluyentes presentes en diferentes ámbitos sociales, como la academia.@es
                    [2] => Objetivo: O objetivo principal do estudo foi analisar as medidas de acessibilidade presentes em um repositório institucional, tendo sido selecionado o Repositório Institucional (RI) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) como universo de estudo. Metodologia: Para isso, recorreu-se à aplicação de um estudo de caso, utilizando como fontes de evidência: a avaliação de acessibilidade presente no repositório em questão, a análise documental de diretrizes nacionais no âmbito digital voltadas para acessibilidade e a revisão literária das temáticas abordadas, com enfoque no direcionamento do constructo de uma comunidade acadêmica respaldada nos princípios de uma Smart Community. Resultados: A partir da investigação, foi possível reconhecer os processos que, intencionalmente ou não, fomentam o distanciamento entre repositórios institucionais e as comunidades de pessoas com deficiência visual, como a presença ínfima de elementos acessíveis (serviços, tecnologias e materiais) no repositório. Conclusões: Conclui-se que as comunidades inteligentes e seus elementos constituintes — pessoas, organizações e tecnologias — podem minimizar os efeitos excludentes presentes nos diversos âmbitos sociais, como o acadêmico.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Igor Mendes da Silva
                    [1] => Lizandra de Souza Santos Alves
                    [2] => Cristiane Luiza Salazar Garcia
                    [3] => Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
                    [4] => Paula Regina Dal´Evedove
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Smart communities@en
                    [1] => Informational accessibility@en
                    [2] => Institutional repositories@en
                    [3] => People with disabilities – access to information@en
                    [4] => Smart communities@es
                    [5] => Accesibilidad informativa@es
                    [6] => Repositorios institucionales@es
                    [7] => Personas con discapacidad – acceso a la información@es
                    [8] => Smart communities@pt
                    [9] => Acessibilidade informacional@pt
                    [10] => Repositórios institucionais@pt
                    [11] => Pessoas com deficiência – acesso à informação@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 29
                    [nr] => 3
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-12-30
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.5433/1981-8920.2024v29n3p55
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/51050
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/51050/51487
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                )

        )

)