Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:21:23Z
    [request] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45734
                            [datestamp] => 2024-12-30T22:56:45Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => informacao:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Perspectiva dos estudantes com deficiência visual sobre a mediação da informação no âmbito das bibliotecas do IF Baiano
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Oliveira, Joélita Pereira
                                            [1] => Santos, Raquel do Rosário
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da Informação
                                            [1] => Deficientes Visuais
                                            [2] => Biblioteca Multinível-IF Baiano
                                            [3] => Estudo de Caso.
                                        )

                                    [description] => Introdução: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, em andamento, sob a ótica dos estudantes com deficiência visual, de como eles satisfazem suas necessidades informacionais, identificando os recursos e os ambientes de informação que têm sido utilizados no processo de acesso, uso e apropriação da informação para a aprendizagem e verificar suas dificuldades e suas ações estratégicas nesse processo de mediação da informação nas bibliotecas do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Objetivo: evidenciar como as bibliotecas do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) têm desenvolvido o processo de mediação da informação com, e na perspectiva, dos estudantes com deficiência visual. Metodologia: pesquisa de natureza descritiva, para cujo desenvolvimento se utilizou o método de estudo de caso. Como procedimentos de coleta de dados, foram realizadas pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas. Resultados: os dados das entrevistas indicaram que é importante disponibilizar informações utilitárias, porque muitos usuários frequentam outros ambientes sociais; precisam ampliar o diálogo entre os profissionais da  biblioteca, por meio da escuta sensível com os deficientes visuais; realizar qualificações, visando à formação autônoma desses sujeitos; melhorar seu nível de informação sobre as atividades realizadas pelas bibliotecas e diversificá-las, como, por exemplo, oferta de ledores (pessoas que leem livros e descrevem imagens). Conclusões: as atividades mediadoras devem refletir as necessidades e expectativas dos usuários, especialmente os deficientes visuais, de modo que reflitam uma busca por acolher e manter a presença desses sujeitos que são diferentes e ampliar a diversidade nos ambientes informacionais. Descritores: mediação da informação; deficientes visuais; biblioteca multinível- IF Baiano; estudo de caso.
                                    [publisher] => Universidade Estadual de Londrina
                                    [date] => 2024-12-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45734
                                            [1] => 10.5433/1981-8920.2024v29n3p85
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação & Informação; v. 29 n. 3 (2024): Informação & Informação; 85-108
                                            [1] => 1981-8920
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/45734/51456
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Informação & Informação
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)