Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:21:27Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6893
                            [datestamp] => 2024-12-20T14:37:16Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mídias, Tecnologias e Museus: reflexões de uma disciplina acadêmica com desafios sociais
                                    [creator] => Moitinho de Lima, Jéssica Tarine
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => museologia
                                            [1] => tecnologias
                                            [2] => ensino
                                            [3] => amazônia
                                            [4] => museologia
                                            [5] => ensino
                                        )

                                    [description] => Este artigo examina a disciplina "Mídia, Tecnologia e Museus", um componente curricular obrigatório no curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A disciplina é analisada sob a perspectiva de sua importância na formação dos futuros profissionais de museus, considerando o contexto único de diversidade socioeconômica e cultural dos alunos da UFPA, incluindo discentes quilombolas, portadores de deficiência e de baixa renda. O objetivo principal é avaliar como a inclusão digital e a inovação tecnológica, centrais na ementa da disciplina, contribuem para a capacitação dos estudantes em face dos desafios contemporâneos no campo da museologia. O artigo busca entender como as experiências educativas proporcionadas pela disciplina influenciam a preparação dos alunos para as demandas modernas do setor museológico, especialmente em termos de interação com tecnologias emergentes e práticas de inclusão digital. Para atingir esse objetivo, foi adotado um método de investigação qualitativo. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas, análises de documentos curriculares e relatórios de avaliação da disciplina, além de observações participativas em sala de aula. Os resultados principais indicaram que a disciplina tem um impacto significativo na formação dos estudantes, promovendo não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos sobre mídias e tecnologias, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas para a atuação em museus.
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2024-12-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                            [3] => texto
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6893
                                            [1] => 10.18225/inc.soc.v17i1.6893
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 17 n. 1 (2023): Inc.Soc.v17n1 julhodezembro 2023 - Museologia Museus e Patrimonios em ambiente digital 
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                            [3] => 10.18225/inc.soc.v17i1
                                        )

                                    [language] => português
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Jéssica Tarine Moitinho de Lima
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)