Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:21:46Z
    [request] => https://revista.ibict.br/inclusao/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/6371
                            [datestamp] => 2024-12-20T14:27:49Z
                            [setSpec] => inclusao:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Educação humanizadora como elemento-chave na produção de sentidos e de conhecimentos de educadores comprometidos com a inclusão social
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => de Barros Ribeiro Morais, Silvilene 
                                            [1] => Souza Leme, Érika
                                            [2] => Pereira de Souza da Fonseca, Michele
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => formação cultural
                                            [1] => direitos humanos
                                            [2] => museus
                                            [3] => inclusão social
                                        )

                                    [description] => Este artigo tem como objetivo refletir sobre a necessidade da estética e da ética, como base de uma formação humanizadora, ao apresentar o processo de articulação do projeto interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão: “Mediações culturais para a educação humanizadora”, que num primeiro momento se materializa na proposição de um curso de extensão destinado ao fortalecimento do engajamento ético e estético de estudantes e profissionais do campo da Educação, para assumirem um protagonismo crítico-reflexivo em programas e projetos de inclusão social.  Afirmando os ideais dos Direitos Humanos (ONU, 1948), reconhecemos novos territórios de diálogos, bem como de interlocutores, a fim de afirmarmos o valor da diversidade e da diferença humana e cultural como elo fundamental à construção de um olhar estético-ético que possibilite (re)escrever o mundo em prol da dignidade da pessoa humana. Trata-se, portanto, de um projeto contemporâneo de formação humana engajado com processos emancipatórios, que "converge na direção do ser mais, na direção dos objetivos universais" (FREIRE, 2012, p. 260), contrapondo-nos à truculência da estética antiética da sociedade capitalista, colonialista e patriarcal (SANTOS, 2021), que visa corromper ou aniquilar valores e manifestações de lutas e resistências de grupos minoritários em prol de transformações estruturais da sociedade. Com vistas ao enfrentamento de tal problemática, a proposta busca conexões com as culturas, apostando nas relações humanas, no fortalecendo da capacidade de criar vínculos entre as pessoas e os conhecimentos, primando por uma escuta profunda do que se passa e do que nos afeta (LARROSA, 2002).
                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2024-12-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6371
                                            [1] => 10.18225/inc.soc.v16i2.6371
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Inclusão Social; v. 16 n. 2 (2023): Inc.Soc.v16n2 janeirojunho-2023 - Museologia Museus e Patrimônios 
                                            [1] => 1808-8678
                                            [2] => 1808-8392
                                            [3] => 10.18225/inc.soc.v16i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/6371/7103
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Silvilene  de Barros Ribeiro Morais, Érika Souza Leme, Michele Pereira de Souza da Fonseca
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)