Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:22:01Z
    [request] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:www.seer.ufal.br:article/18631
                            [datestamp] => 2024-12-26T19:31:12Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cir:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Crisis management at Ufra libraries: lessons learned during the pandemic
                                            [1] => Gestão de crise nas Bibliotecas da UFRA: lições aprendidas em tempo de pandemia
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Inomata, Danielly Oliveira
                                            [1] => Pinheiro, Melissa Sobral
                                            [2] => Silva Júnior, Raimundo
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => university library
                                            [1] => information resource
                                            [2] => information tecnology
                                            [3] => biblioteca universitária
                                            [4] => recurso de informação
                                            [5] => tecnologia da informação
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The study focuses on crisis management and the lessons learned by the Library Network of the Federal Rural University of the Amazon during the pandemic. Through a case study and questionnaires, it examines the practices adopted by librarians to identify collaborative activities implemented during the COVID-19 crisis. Analyzes the role of the manager and the librarian, exploring management practices in the university library system and reflecting on changes to library services during this challenging period. The results indicate (i) that the library had a contingency plan, but it was not adapting to the Covid-19 Pandemic crisis; (ii) lessons learned include the ability to innovate, maintain continuing education and quickly adapt to changes; (iii) high level of agreement regarding the need to adapt library services to the new normal, train staff and develop and implement new services. It concludes that management tools and information and communication technologies are essential for libraries in times of crisis, to maintain processes, products and services.
                                            [1] => O estudo foca na gestão de crise e as lições aprendidas pela Rede de Bibliotecas da Universidade Federal Rural da Amazônia durante a pandemia. Por meio de um estudo de caso e questionários, examina as práticas adotadas pelos bibliotecários para identificar atividades colaborativas implementadas durante a crise do COVID-19. Analisa o papel do gestor e do bibliotecário, explorando as práticas de gestão no sistema de bibliotecas da universidade e refletindo sobre as mudanças nos serviços bibliotecários durante esse período desafiador. Os resultados apontam (i) que a biblioteca tinha um plano de contingência, mas não estava adequando à crise da Pandemia da Covid-19; (ii) as lições aprendidas figuram a capacidade de inovar, da manutenção da educação continuada e rápida adaptação as mudanças;  (iii) alto nível de concordância quanto a necessidade de adequar os serviços da biblioteca ao novo normal, capacitar a equipe e desenvolver e implementar novos serviços. Conclui que as ferramentas de gestão e tecnologias de informação e comunicação são essenciais para as bibliotecas em tempos de crise, para a manutenção dos processos, produtos e serviços.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Alagoas
                                    [date] => 2024-12-26
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/18631
                                            [1] => 10.28998/cirev.2024v11e18631
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação em Revista; v. 11 (2024): Publicação contínua; e18631
                                            [1] => 2358-0763
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/18631/12376
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)