Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:22:14Z
    [request] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:www.seer.ufal.br:article/16643
                            [datestamp] => 2024-12-26T01:06:21Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cir:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Comics in Science Teaching: a bibliometric analysis of works indexed in the OASISBR database from 2017 to 2021
                                            [1] => Histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências : uma análise bibliométrica dos trabalhos indexados na base OASISBR de 2017 a 2021 
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pedrazzi Chacon, Eluzir
                                            [1] =>  Vogel, Michely Jabala Mamede
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => histórias em quadrinhos
                                            [1] => ensino de Ciências
                                            [2] => bibliometria
                                            [3] => comics
                                            [4] => science teaching
                                            [5] => bibliometrics
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Comic books are multimodal means of communication that offer countless possibilities for con-structing narratives, fostering the development of readers, and enhancing creativity, abstraction and critical thinking among children, teenagers and adults. As such, they serve as auxiliary tools for teaching and learning scientific content as well as sources of information. This study aims to map Brazilian scientific production on the use and creation of comics in Science Teaching from 2017 to 2021, indexed in the OASISBR database. Among the 73 documents surveyed, dissertations, theses, course completion works, journal articles, conference proceedings and book chapters were predom-inant. These were analyzed based on a set of bibliometric indicators. The results highlight that com-ics addressed a variety of scientific contents, primarily used in Science classes in Elementary Educa-tion, followed by Chemistry, Biology, Physics and Mathematics, respectively. Most of the authors’ affiliated institutions were found to be public, with federal universities standing out. A stark similari-ty was noted between keywords and title words, along with a predominance of works authored by a single individual. Lastly, the study revealed an established body of literature on comic books, un-derscoring their relevance as a didactic tool for teaching in general, as well as a source of infor-mation. This finding underlines the pressing need for comics to be appropriately handled and dis-seminated, mainly in school libraries.
                                            [1] => Histórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibili-dades para a construção de narrativas, induzir a formação de leitores, aumentar a criatividade, abs-tração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas au-xiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadri-nhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021 indexada na base de dados OASISBR. Nos 73 documentos encontrados prevalecem as dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, além de artigos de periódicos, trabalhos em eventos e capítulos de livros, os quais foram analisados a partir de um conjunto de indicadores bibliométricos. Dentre os resultados destaca-se que as histó-rias em quadrinhos envolveram diversos conteúdos científicos principalmente usados nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental, seguidos da Química, Biologia, Física e Matemática, respectiva-mente. A maioria das instituições as quais os autores são afiliados é pública, destacando-se as universidades federais. Há uma semelhança entre as palavras-chave e as palavras dos títulos e a prevalência de trabalhos com um único autor. Observa-se que existe uma literatura sedimentada sobre histórias em quadrinhos, mostrando sua importância como ferramenta didática para o Ensino em geral, bem como fonte de informação, demonstrando a necessidade premente das mesmas serem tratadas e disseminadas de forma apropriada, principalmente em bibliotecas escolares.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Alagoas
                                    [date] => 2024-12-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/16643
                                            [1] => 10.28998/cirev.2024v11e16643
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação em Revista; v. 11 (2024): Publicação contínua; e16643
                                            [1] => 2358-0763
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/16643/12354
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)