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                    [0] => O propósito deste artigo é apresentar diretrizes para fortalecer os laços afetivos e o relacionamento entre as instituições de ensino superior e seus egressos, fornecendo subsídios a uma gestão do conhecimento mais aprimorada, por parte da administração universitária, resultando, assim, em benefícios para ambas as partes. Recomenda-se que a construção dessa conexão ocorra de maneira orgânica, centrada em uma comunidade que integre sentimentos e pensamentos, tradições e compromissos, adesão e vontade. A abordagem metodológica adotada foi uma revisão narrativa que buscou integrar elementos de quatro pilares fundamentais: (a) a concepção do apego como elemento fundamental nas relações (John Bowlby); (b) os conceitos de comunidade e comunidade de marca; (c) as ideias de identificação, tribalismo e socialidade (Michel Maffesoli); e (d) a relação entre informação e a criação de significados (Chun Wei Choo), visando compor uma estrutura teórica inovadora. Os resultados evidenciaram a viabilidade de aproximar o ex-aluno de sua instituição de ensino por meio do "sentido" derivado da relação com uma comunidade, oferecendo, mais especificamente, orientações estratégicas para estabelecer, fortalecer e gerir uma comunidade de marca acadêmica. Conclui que os conceitos teóricos empregados são importantes chaves de análise (numa visão pluridimensional) das relações entre os sujeitos e os seus cursos e fornecem sugestões para o aumento da fidelidade, por meio de trocas informacionais, de forma a tornar as relações entre esses atores estrategicamente nutrida, podendo culminar numa cultura de retribuição financeira.@pt
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