Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 59
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 475
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Práticas de gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa: uma análise a partir do modelo SECI da gestão do conhecimento@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This article aims to discuss scientific knowledge management practices in research groups at a Public University in the State of Bahia, from the perspective of their leaders. To this end, it establishes the Knowledge Management model of Takeuchi and Nonaka (2008) as a theoretical-analytical foundation to understand the practices of Socialization, Externalization, Sharing and Internalization, and other theorists who discuss knowledge management and scientific knowledge management . Methodologically, it is a social, exploratory and descriptive research, with interviews with group leaders, categorization and analysis based on the defined model. Among the conclusions, we point out that socialization is a more difficult modality to be visualized in groups; there is greater solidity in externalization; there is a need for institutional support that favors sharing; internalization is more sensitively affected as a result of the quality of other knowledge conversion modalities and the ontological and epistemological dimensions, predicted by the model, are related in a complex and dynamic way.@en
                    [1] => Este artigo tem como objetivo discutir as práticas de gestão do conhecimento científico em grupos de pesquisa, na perspectiva dos seus líderes, na Universidade do Estado da Bahia. Para tanto, estabelece-se como esteio teórico-analítico o modelo de Gestão do Conhecimento de Takeuchi e Nonaka, referente às práticas de Socialização, Externalização, Compartilhamento e Internalização, em correlação com teóricos que discutem a gestão do conhecimento e a gestão do conhecimento científico. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa social, exploratória e descritiva, com realização de entrevistas com líderes de grupos, categorização e análise a partir do modelo definido. Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se: a socialização como uma modalidade mais difícil de ser visualizada nos grupos; a maior solidez nas práticas de externalização; a necessidade de suporte institucional que favoreça o compartilhamento de informações e a internalização como categoria mais sensivelmente afetada enquanto decorrência da qualidade de outras modalidades de conversão do conhecimento. De modo geral, conclui que as dimensões ontológicas e epistemológicas, previstas pelo modelo utilizado estão relacionadas de modo complexo, plural e dinâmico nos grupos de pesquisa e requerem a percepção da interveniência de diversos fatores sociais, éticos, políticos, técnicos, estéticos, culturais, dentre outros que constituem a gestão do conhecimento científico.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Tiago Santos Sampaio
                    [1] => Ana Maria Ferreira Menezes
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 14
                    [nr] => 1
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-06-07
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n1.67805
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/67805
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/67805/39537
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2024 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                        )

                )

        )

)