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                                    [title] => Gestão do conhecimento e inovação organizacional: uma revisão integrativa
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                                            [0] => The present study aims to carry out an integrative literature review of the Knowledge Management (KM) and Organizational Innovation (IO) constructs, permeated by the pragmatic and objective view of the functionalist paradigm, advocated by Gareth Morgan. Furthermore, the bibliographic research adopted the exploratory-descriptive method, with a contribution to the theoretical and practical aspects as a state of the art in the literature. As an IO, we understand the internal efforts added to the interaction with external resources, incorporating new knowledge and skills that, as a product, bring about improvements in the context of the institution. While KM, in turn, adopts the conceptual perspective that the practice of sharing optimizes people's capacity for change. From the basic surveys, it is possible to infer that the relationship between CG and IO influences organizational performance, especially in the creation of results of value linked to the innovation process. As a result, it was found that the management “beyond the stable” and “beyond the limits” corroborates the idea that innovation is an essential factor for overcoming the challenges faced by contemporary organizations. The theme of organizational learning, in this context, gains emphasis as it contributes to boosting innovation, as well as the demand for effective management of people, holders of knowledge and strategies for change. Also noteworthy is the relationship of sharing and cooperation through knowledge management, which plays a mediating role between quality management and innovation, in addition to the use of information technology in organizations. It is concluded that knowledge management and innovation depend on a favorable organizational context, in which relationships go beyond the boundaries of a specific organization, whether public or private institutions. As a suggestion for future studies, it is proposed the definition of models for the measurement of knowledge management in organizational innovation projects.
                                            [1] => O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura dos constructos de Gestão do Conhecimento (GC) e da Inovação Organizacional (IO), permeado pela visão pragmática e objetiva do paradigma funcionalista, preconizado por Gareth Morgan. Ademais, a pesquisa bibliográfica adotou como método o exploratório-descritivo, com contribuição para os aspectos teóricos e práticos enquanto estado da arte da literatura. Como IO, compreendem-se os esforços internos somados à interação com os recursos externos, incorporando novos conhecimentos e habilidades que, como produto, provocam melhorias no contexto da instituição. Enquanto GC, por sua vez, adota-se a perspectiva conceitual de que a prática do compartilhamento otimiza a capacidade das pessoas para a mudança. A partir dos levantamentos basilares, é possível aferir que a relação entre GC e IO influencia no desempenho organizacional, sobretudo na criação de resultados de valor atrelado ao processo de inovação. Como resultado, verificou-se que o gerenciamento para “além do estável” e para “além dos limites” corrobora a ideia de que a inovação é fator essencial para a superação dos desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas. O tema de aprendizagem organizacional, neste contexto, ganha ênfase uma vez que contribui para impulsionar a inovação, assim como a demanda pela efetiva gestão das pessoas, detentoras do conhecimento e estratégicas para a mudança. Merecem destaque também a relação do compartilhamento e da cooperação por meio da gestão do conhecimento, que desempenha um papel mediador entre a gestão da qualidade e a inovação, além do uso da tecnologia da informação nas organizações. Conclui-se que a gestão do conhecimento e a inovação dependem de um contexto organizacional propício, em que as relações extrapolam os limítrofes de uma organização específica, sejam estas instituições públicas ou privadas. Como sugestão para futuros estudos, propõe-se a definição de modelos para a mensuração da gestão do conhecimento em projetos de inovação organizacional.
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