Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:23:49Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/65563
                            [datestamp] => 2023-07-07T17:44:03Z
                            [setSpec] => pgc:HTC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Gestão do conhecimento: diagnóstico sobre o perfil de uma instituição pública de ensino superior
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pereira, Paula Carolina Empinotti 
                                            [1] => Stankowitz, Rosângela de Fátima
                                            [2] => Oliveira da Silva, Henrique
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => So that Public Institutions of Higher Education (PIHEs) can attract and retain human capital, promote social capital, create and use structural capital, share processes and practices, and encourage collaboration, they must implement and institutionalize Knowledge Management (KM). This study aims to analyze the profile of Knowledge Management at the Federal University of Paraná (UFPR). Descriptive qualitative research was carried out, by means of a case study. Data collection was carried out using a structured questionnaire, based on the Panorama of Knowledge Management in Brazil - 2020 Edition, adapted to the reality of the institution. Participated in the research servers occupying administrative functions of eight sectors of University. The dimensions analyzed were: perception about the maturity level in KM of the institution; policies and strategies; challenges and positive points in relation to knowledge; KM results; processes; KM practices; and knowledge characteristics. Main results: 52.8% of respondents do not identify or recognize formal policies and strategies for KM, 43.4% could not assess the level of maturity in KM and 17.0% believe that KM is in the strategic planning phase. Still, 79.2% disagree that the servers recognize KM processes and practices in the institution. We conclude that the analyzed PIHE still needs to institutionalize Knowledge Management.  The University has a more formal structure in relation to knowledge, in which strategies concerning the topic are developed at the top management level.
                                            [1] => Para que as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) possam atrair e manter o capital humano, promover o capital social, criar e usar o capital estrutural, compartilhar processos e práticas, e estimular a colaboração, devem implementar e institucionalizar a Gestão do Conhecimento (GC). Este estudo tem por objetivo analisar o perfil da Gestão do Conhecimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados efetivou-se por meio de questionário estruturado, baseado no Panorama da Gestão do Conhecimento no Brasil - Edição 2020, adaptado para a realidade da instituição. Participaram da pesquisa servidores ocupantes de funções administrativas de oito setores da Universidade. As dimensões analisadas foram: percepção sobre o nível de maturidade em GC da instituição; políticas e estratégias; desafios e pontos positivos em relação ao conhecimento; resultados da GC; processos; práticas de GC; e características do conhecimento. Principais resultados: 52,8% dos respondentes não identifica ou reconhece políticas e estratégias formais de GC, 43,4% não soube avaliar o nível de maturidade em GC e 17,0% acredita que a GC está em fase de planejamento estratégico. Ainda, 79,2% discordam que os servidores reconhecem processos e práticas de GC na instituição. Conclui-se que a IPES analisada ainda precisa institucionalizar a Gestão do Conhecimento. A Universidade possui uma estrutura mais formal em relação ao conhecimento, na qual estratégias referentes ao tema são desenvolvidas no âmbito da alta administração.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2023-07-07
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/65563
                                            [1] => 10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13nesp.65563
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 13 n. esp (2023): Humanidade, Tecnologia e Conhecimento; 100-114
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/65563/37632
                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)