Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:23:48Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/65562
                            [datestamp] => 2023-07-07T17:44:03Z
                            [setSpec] => pgc:HTC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Gestão do conhecimento e metodologias ativas de apredizagem: reflexões no âmbito das micro e pequenas empresas
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Beatriz Rosa Pinheiro dos
                                            [1] => Damian, Ieda Pelógia Martins
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This research aims to remedy the difficulties of organizational subjects in putting knowledge management processes into practice, adapting the active learning methodologies that are commonly used in the educational context to the business context. With this, the present research starts from the following problem: how can active learning methodologies contribute to knowledge management in the context of micro and small companies? The objective of the research is to reflect on the relationship between active learning methodologies and knowledge management, in order to demonstrate how such methodologies can contribute to the success of knowledge management practices in the business environment of micro and small companies. As a methodology, bibliographical research was used, of a qualitative and exploratory nature. A conceptual framework was prepared that related active learning methodologies and knowledge management, through guidelines for application in the context of micro and small companies. It is concluded that these organizations can advance in efficient practices and effective results if active methodologies are adapted and used in their business context, based on an interrelationship with knowledge management.
 
                                            [1] => Esta pesquisa visa sanar as dificuldades dos sujeitos organizacionais em colocar em prática os processos da gestão do conhecimento, adaptando as metodologias ativas de aprendizagem que são utilizadas, comumente, no contexto educacional, ao contexto empresarial. Com isso, a presente pesquisa parte do seguinte problema: como as metodologias ativas de aprendizagem podem contribuir para a gestão do conhecimento no âmbito das micro e pequenas empresas? O objetivo da pesquisa é refletir acerca da relação entre as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, a fim de demonstrar como tais metodologias podem contribuir para o sucesso das práticas da gestão do conhecimento no ambiente empresarial das micro e pequenas empresas. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Foi elaborado um quadro conceitual que relacionou as metodologias ativas de aprendizagem e a gestão do conhecimento, mediante diretrizes para aplicação no contexto das micro e pequenas empresas. Conclui-se que essas organizações podem avançar em práticas eficientes e resultados eficazes se as metodologias ativas forem adaptadas e utilizadas no seu contexto empresarial, com base em uma inter-relação com a gestão do conhecimento.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2023-07-07
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/65562
                                            [1] => 10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13nesp.65562
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 13 n. esp (2023): Humanidade, Tecnologia e Conhecimento; 17-31
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/65562/37624
                                    [rights] => Copyright (c) 2023 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)