Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:23:53Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/63359
                            [datestamp] => 2022-12-29T00:32:24Z
                            [setSpec] => pgc:EXP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa:  a experiência do INFOCOM/UFRGS
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Massoni, Luis Fernando Herbert
                                            [1] => Borges, Jussara
                                        )

                                    [description] => Este artigo apresenta uma reflexão sobre a aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa, a partir da experiência do grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom). No referencial teórico, apresenta a gestão do conhecimento e algumas de suas principais técnicas. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo que, por meio de um estudo de caso operado através de pesquisa documental e observação participante, relata as ações de gestão do conhecimento empregadas nas atividades do grupo. Foi constatado que o uso da gestão do conhecimento pelo InfoCom, além de padronizar processos, promover a inovação e facilitar a colaboração, possui o potencial de incentivar o sentimento de pertencimento e a valorização dos sujeitos envolvidos. Conclui-se que a gestão do conhecimento é uma estratégia eficaz para dinamizar grupos de pesquisa, pois propicia interações que resultam em documentação administrativa (memória organizacional) e produção intelectual do grupo, além de incentivar uma cultura de compartilhamento.
                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2022-12-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/63359
                                            [1] => 10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.63359
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 12 n. 3 (2022); 239-252
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/63359/36741
                                    [rights] => Copyright (c) 2022 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)