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                                    [title] => ‘FAÇA O QUE EU DIGO E FAÇA O QUE EU FAÇO’: COMO PEQUENOS EMPREENDEDORES DE SOFTWARE PERCEBEM A INOVAÇÃO EM SUAS EMPRESAS.  : DO WHAT I SAY AND DO WHAT I DO: HOW SMALL SOFTWARE ENTREPRENEURS PERCEIVE INNOVATION IN THEIR COMPANIES.
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                                            [0] => The aim of this study was to understand how small software companies deal with the issue of knowledge and innovation and what support they receive to seek innovation. Methodology: to achieve this objective, an exploratory, qualitative study was conducted with four small software companies. The data were collected through interviews and secondary data. The results showed that entrepreneurs attach importance to innovation. Internal variables for innovation were networks, projects and awards, retention of personnel and culture of innovation. As an external variable, the need for policies to support the sector was mentioned. They also mentioned difficulty to innovate, mainly as to the time needed to develop the products. Conclusion: The results present an understanding of the challenges and limitations of small software companies in relation to internal management of innovation and knowledge, important to produce innovation for the market.
 
                                            [1] => O objetivo deste estudo foi compreender como pequenas empresas de software lidam com a questão do conhecimento e da inovação e qual o apoio que recebem para buscar inovação. Metodologia: para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo exploratório, qualitativo, junto a quatro pequenas empresas de software. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e dados secundários. Os resultados mostraram que os empresários atribuem importância à inovação. Como variáveis internas para inovação foram apontadas: redes, projetos e prêmios, retenção de pessoal e cultura de inovação. Como variável externa foi mencionada a necessidade de políticas de apoio ao setor.  Eles mencionaram também dificuldade para inovar, principalmente quanto ao tempo necessário para desenvolver os produtos. Conclusão: os resultados apresentam uma compreensão dos desafios e limitações de pequenas empresas de software em relação à gestão interna da inovação e do conhecimento, importante para produzir inovação para o mercado.
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