Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:14:52Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/57566
                            [datestamp] => 2021-05-03T17:31:58Z
                            [setSpec] => pgc:PESQ
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => THE KNOWLEDGE MANAGEMENT IN THE INSURANCE INDUSTRY: THE WIIG’S CYCLE APPLIED AT THE BUSINESS PROCESS OF AN INSURANCE BROKER ENTERPRISE
                                            [1] => A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE SEGUROS: O CICLO DE WIIG APLICADO AO PROCESSO COMERCIAL DE UMA CORRETORA DE SEGUROS: THE WIIG’S CYCLE APPLIED AT THE BUSINESS PROCESS OF AN INSURANCE BROKER ENTERPRISE
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Teixeira, Amanda Carolina
                                            [1] => Tenório  , Nelson
                                            [2] => Sartori, Rejane
                                            [3] => Dantas, Waldirene de Cássia
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Knowledge Management adoption is strategic for companies who want to be competitive. Specifically, KM processes help to understand how knowledge flows in organizations. In insurance broker enterprises, the business process concentrates the vast majority of these companies’ knowledge. For that matter, this study aims to identify a KM cycle in the business process of an insurance broker company and analyze the correspondingly businesses’ tasks in each process of the cycle. To achieve this goal, a case study was carried out in an enterprise located in Maringá, State of Paraná, Brazil. The research is an exploratory research with descriptive analysis, which used observations, surveys and an interview. The results show how tasks related to the business process are connected to each of Wiig’s KM Cycle process, namely build, hold, pool and apply knowledge. Building knowledge refers to personal experiences and the process of “learn by doing”, which belongs to insurance broker’s qualification action. For this reason, these companies are not used to register in manuals of procedures to guide brokers’ work. As a result, knowledge is not retained in the corporate memory. Despite of this, knowledge pooling occurs, but spontaneously. Thus, lessons learned from these events are not stored in a knowledge base. Last but not least, knowledge is applied when individuals consult individual or collective memory to carry out tasks or negotiations with clients.  Hence, this work stresses the need to retain and disseminate the tacit knowledge in the organization studied, aiming at more operational efficiency and economic benefits.
                                            [1] => A adoção da Gestão do Conhecimento (GC) é uma estratégia para organizações que querem ser competitivas. Já os processos da GC auxiliam na compreensão de como o conhecimento flui nas organizações. Em corretoras de seguros, o processo comercial concentra a maior parte do conhecimento organizacional. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar a existência de um ciclo de GC no processo comercial e analisar as atividades comerciais presentes em cada processo do ciclo. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma corretora de seguros localizada em Maringá-PR. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise descritiva, que se utilizou de observação, questionários e entrevista. Os resultados mostram a relação entre as atividades do processo comercial e os processos do Ciclo de GC de Wiig (1993): construir, conservar, distribuir e aplicar. Na construção do conhecimento, as experiências pessoais e o aprendizado com a prática são característicos da formação do corretor de seguros. Como não há a formalização desse conhecimento da atividade comercial em manuais de procedimentos, a fase de conservação praticamente não ocorre na memória da organização. Na distribuição, o compartilhamento do conhecimento é realizado espontaneamente, com base em não conformidades e lições aprendidas, sem a codificação desses aprendizados. Por fim, na etapa de aplicação do conhecimento, recorre-se à memória individual ou coletiva para aplicar o conhecimento durante as atividades de trabalho e nas negociações com os clientes. Desse modo, evidencia-se a necessidade reter e disseminar o conhecimento tácito ali presente, a fim garantir maior eficiência operacional e retorno financeiro à organização.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2021-05-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => "Avaliado por Pares"
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57566
                                            [1] => 10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.57566
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 11, n. 1 (2021); 24-44
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57566/33322
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)