Array
(
    [responseDate] => 2025-01-01T15:14:51Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/57565
                            [datestamp] => 2021-05-03T17:32:56Z
                            [setSpec] => pgc:TDGC
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE AS COMPETÊNCIAS DE UM GESTOR DO CONHECIMENTO
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Macedo, Valeria
                                            [1] => Thurler, Larriza
                                            [2] => Dias, Elaine Ferreira
                                            [3] => Cavalcanti, Marcos
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This article presents the relevance of professional training in knowledge management (KM) in Brazil, in an atypical pandemic moment when the acceleration in digital transformation by companies is causing rapid changes and demands for new human competences. With the rescue of knowledge management concepts and the role of the knowledge worker in the theoretical approach, this exploratory and descriptive study used secondary open database on the Ministry of Education website and an online survey of 35 former students of the first course offered in KM “MBA Knowledge Management and Business Intelligence” offered by the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) through its research laboratory - Reference Center in Business Intelligence (CRIE). The results showed that the majority of students work in areas that enable new forms of work (home office) and that the knowledge management specialization, in addition to being multidisciplinary, can be transversal to several areas that demand this manager. The main competences of this manager are to have strategic vision, communication, to know the KM tools, organization, flexibility and to solve problems besides reinforcing his performance as linker and networker according to the typology of knowledge worker.
                                            [1] => Este artigo apresenta a relevância da formação profissional em gestão do conhecimento (GC) no Brasil, em um momento atípico de pandemia quando a aceleração na transformação digital pelas empresas está provocando rápidas mudanças e demandas de novas competências humanas. Com o resgate de conceitos de gestão do conhecimento e do papel do trabalhador do conhecimento na abordagem teórica, este estudo exploratório e descritivo utilizou-se de dados secundários capturados no site do Ministério da Educação e de uma pesquisa online com 35 ex-alunos do primeiro curso ofertado em GC – o programa lato sensu Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por meio do seu laboratório de pesquisa – Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE). Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos atuam em áreas que possibilitam as novas formas de trabalho (home office) e que a especialização em gestão do conhecimento, além de ser multidisciplinar, pode ser transversal a várias áreas que demandam deste gestor. As principais competências deste gestor são ter visão estratégica, comunicação, conhecer as ferramentas de GC, organização, flexibilidade e solucionar problemas além de reforçar sua atuação como linker e networker segundo a tipologia do trabalhador do conhecimento.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal  da Paraíba
                                    [date] => 2021-03-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57565
                                            [1] => 10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11nEspecial.57565
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 11 n. Especial (2021): TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E GESTÃO DO CONHECIMENTO; 115-130
                                            [1] => 2236-417X
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/57565/33196
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Perspectivas em Gestão & Conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)