Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:42:46Z
    [request] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/597
                            [datestamp] => 2023-12-28T19:55:15Z
                            [setSpec] => tpbci:PE
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Desinformação, agências de fact-checking e identificação de fake news
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Pinto, Barbara Beatriccy Bentes
                                            [1] => Cruz de Oliveira, Henry Poncio
                                        )

                                    [subject] => Informação. Desinformação. Fake News. Fact-Checking. Metodologias.
                                    [description] => Devido o aumento de Fake News nas plataformas digitais, nota-se o avanço na criação de Agências de Checagens de Informações que atuam verificando notícias verdadeiras, imprecisas, tendenciosas ou falsas. Construímos esta pesquisa pautada na seguinte questão: De que modo as agências de Fact-Checking identificam e categorizam as fake News? Definimos como objetivo de pesquisa: Compreender as metodologias de identificação e categorização de Fake News usadas nas agências de Fact-Checking. O artigo apresenta resultados sobre as metodologias utilizadas por cinco Agências de Fact-Checking Brasileiras para identificar e categorizar conteúdos potencialmente desinformacionais: Lupa, Aos Fatos, Site E-farsas, Uol confere, Estadão Verifica. A coleta de dados foi realizada nos sites das Agências, nos meses de maio e junho de 2022, localizadas nas páginas web. As Agências possuem metodologias e suas etiquetas variam: Falso, Contraditório, Verdadeiro, Ainda e cedo pra dizer, Exagerado, Subestimado, Insustentável, Verdadeiro, mas, De olho, Não e bem assim, Sem contexto, Distorcido, Conteúdo inventado, manipulado, enganoso, impostor, Falsa conexão, Sátira ou paródia e Falso contexto. As agências de checagem tem um papel bastante significativo no trabalho de combate às Fake News, e de extrema importância compreender o processo com contribuições da Ciência da Informação.
                                    [publisher] => Associação Nacional Pesquisa em Ciência da Informação - ANCIB
                                    [date] => 2024-12-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/597
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação; v. 16 (2023): Premiados Enancib - 2022
                                            [1] => 1983-5116
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/597/633
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)