Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T15:00:12Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3128
                            [datestamp] => 2019-07-18T19:44:41Z
                            [setSpec] => revistarbu:PF
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Consumo e informação: análise das práticas informacionais no contexto do comércio mobile a partir de aplicativos e redes sociais online
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Faria, André Fagundes
                                            [1] => Moura, Maria Aparecida
                                        )

                                    [description] => Considera a configuração de novos padrões de consumo a partir do comércio mobile e identifica a relação entre consumo informacional, interações mediadas e consumo de bens e serviços. Toma como referência os aplicativos Airbnb, Amazon, iFood e Spotify e propõe, como objetivo geral, analisar as práticas informacionais executadas por organizações e consumidores em aplicativos para dispositivos móveis a fim de compreender as especificidades de tais práticas no contexto do comércio móvel. Define como objetivos específicos: descrever as principais fases de desenvolvimento da sociedade de consumo com o intuito de compreender como as novas tecnologias da informação e comunicação afetam suas estruturas de funcionamento; caracterizar o comportamento e as práticas informacionais adotados por organizações e consumidores no âmbito do m-commerce; abordar a estrutura informacional e os modos de interação entre consumidores e organizações acionados no contexto dos aplicativos móveis e das práticas do comércio mobile; analisar os processos de produção, busca e compartilhamento de informação nos aplicativos analisados e nas redes sociais on-line associadas a esses aplicativos, e; identificar e sistematizar a lógica dos serviços de recomendação e seus vínculos com o m-commerce. Metodologicamente, analisa elementos próprios da arquitetura da informação dos aplicativos considerados, efetua a análise netnográfica dos espaços virtuais de interação dos consumidores e emprega a análise de conteúdo da comunicação existente nesses espaços em função do consumo. Dentre os principais resultados, constata a essencialidade da informação produzida por consumidores para a dinâmica do comércio mobile; a redução das etapas relacionadas à aquisição de produtos e contratação de serviços a partir do conhecimento prévio do perfil dos usuários; a importância da informação como insumo para a eficiência dos serviços de recomendação, e; a relação entre tais serviços, economia da atenção e o monitoramento do conteúdo informacional produzido por usuários/consumidores.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais
                                    [date] => 2018-12-14
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3128
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas; v. 4 n. 2 (2017)
                                            [1] => 2237-7115
                                            [2] => 2179-9504
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3128/pdf
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas
                                )

                        )

                )

        )

)