Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T14:59:47Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3107
                            [datestamp] => 2019-02-01T19:30:56Z
                            [setSpec] => revistarbu:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Concepções sobre o espaço Biblioteca: a premência de ressignificar seu papel
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Moreira, Jaqueline Costa Castilho
                                            [1] => Vanalli, Teresa Raquel
                                            [2] => Moreira, Vitor Partite
                                        )

                                    [description] => A Biblioteca da era informacional precisa repensar-se como um local físico e virtual de “salvaguarda” de conhecimento. O objetivo deste estudo foi investigar a concepção sobre “Biblioteca” de usuários/participantes de uma das atividades oferecidas por uma dessas instituições: o curso do ciclo de formação em Competências Informacionais. A metodologia da pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso. A intenção de se discutir a concepção explicitada sobre a Biblioteca por meio de um curso oferecido relaciona-se a possibilidade de que a instituição possa oferecer um espaço de ensino e de aprendizagem ou ainda um espaço para produção de saberes, o que supera a idéia da instituição como “salvaguarda” de conhecimento. Neste recorte enfocou-se os resultados de um questionário aplicado na inscrição e ao final do citado curso. Os resultados apontam que existe uma forte associação da imagem da Biblioteca a somente empréstimos de livros. Embora represente um avanço em relação ao ideário anterior, a possibilidade de ensino e de aprendizagem não é recorrente na perspectiva dos participantes do estudo. Como conclusão foi apontada a premência de ressignificação do papel da Biblioteca e atualização de sua concepção frente à comunidade que atende por meio de estratégias de comunicação.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais
                                    [date] => 2018-05-23
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3107
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas; v. 4 n. 1 (2017)
                                            [1] => 2237-7115
                                            [2] => 2179-9504
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3107/pdf
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas
                                )

                        )

                )

        )

)