Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T14:58:44Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7315
                            [datestamp] => 2024-12-11T21:18:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:EPS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: mapeamento de programas de computador voltados ao ensino e aprendizagem
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Felix Dantas, Silvio Mario
                                            [1] => Ferreira da Silva, Gilton Jose
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Programas de computador
                                            [1] => Educação
                                            [2] => Ensino
                                            [3] => INPI
                                            [4] => Programas de computador
                                            [5] => Educação
                                            [6] => Ensino
                                            [7] => INPI
                                            [8] => Computer programs
                                            [9] => Education
                                            [10] => Teaching
                                            [11] => INPI
                                        )

                                    [description] => Com o avanço da tecnologia, a educação vem incorporando o uso de computadores e dispositivos móveis, promovendo inovações que permitem maior autonomia e criticidade no aprendizado dos alunos, nesse contexto este estudo visou mapear e analisar os programas de computador depositados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) voltados à educação, visando identificar suas aplicações no campo educacional. A pesquisa, de caráter exploratório, utilizou uma abordagem quali-quantitativa. Foram analisados 202 depósitos no INPI, filtrados com base na relevância para o ensino e aprendizagem. Após a exclusão de registros duplicados ou inválidos, 113 programas foram considerados válidos e tabulados. Observou-se um aumento significativo de depósitos a partir de 2018, com maior concentração em 2023. Os programas mais registrados estão nas áreas de ensino regular e formas de ensino, sendo a maioria aplicativos móveis (AP-01) e ferramentas de apoio (FA-01). Está pesquisa revela uma diversidade de programas educacionais registrados, com destaque para a predominância de aplicativos móveis e a participação significativa de instituições de ensino superior nos depósitos. A pesquisa enfatiza a importância da capacitação docente para o uso eficaz dessas tecnologias, propondo futuras investigações sobre a adoção de tais programas nas salas de aula.
                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-12-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7315
                                            [1] => 10.21728/p2p.2024v11n1e-7315
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 11 No. 1 (2024): Publicação Contínua (jul./dez. 2024); e-7315
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 11 n. 1 (2024): Publicação Contínua (jul./dez. 2024); e-7315
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7315/7062
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7315/7063
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Silvio Mario Felix Dantas, Gilton Jose Ferreira da Silva
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)