Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T14:58:38Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7120
                            [datestamp] => 2024-12-11T21:18:57Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:TDID
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => COMPETˆÊNCIAS PARA INOVAÇÃO: evidências a partir de um estudo bibliométrico e sistêmico
                                            [1] => SKILLS FOR INNOVATION: Evidence from a bibliometric and systemic study: evidências a partir de um estudo bibliométrico e sistêmico
                                            [2] => HABILIDADES PARA LA INNOVACIÓN: Evidencia de un estudio bibliométrico y sistémico: evidências a partir de um estudo bibliométrico e sistêmico
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Freire Martins Rosa, Priscila
                                            [1] => Sartori, Rejane 
                                            [2] => Pelizza Vier Machado, Hilka 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Skills; Innovation; Systematic review; Bibliometrics.
                                            [1] => Habilidades; Innovación; Revisión sistemática; Bibliometría.
                                            [2] => competências
                                            [3] => Inovação
                                            [4] => revisão sistemática
                                            [5] => Bibliometria
                                            [6] => Competências
                                            [7] => Inovação
                                            [8] => revisão sistemática
                                            [9] => Bibliometria
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Competências para inovação é um conceito amplo e abrangente, que diz respeito à capacidade dos indivíduos realizarem tarefas que resultem em melhorias inovadoras para as organizações. Envolve conhecimento, habilidades e atitudes e é impulsionado tanto pela expertise individual como pelas capacidades organizacionais. Este tema tem recebido atenção em diversos estudos científicos, no entanto, ainda existem lacunas na literatura relacionadas à criação dessas competências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo mapear e analisar a produção científica sobre competências para inovação, a fim de compreender como o tema vem sendo abordado pela comunidade científica. É um estudo bibliográfico, de caráter exploratório-descritivo e abordagem quantitativa e qualitativa. O método empregado foi o Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C). Uma análise bibliométrica e sistêmica dos dados foi efetuada. Os resultados apontam para a composição de um portfólio bibliográfico com 27 artigos publicados em distintos periódicos científicos no período de 2009 a 2021, com um total de 617 citações e maior conexão entre seis dos 69 autores. Indicam ainda que os estudos sobre o tema se voltam para quatro tônicas, competências para inovação nas organizações, competências para inovação no ambiente acadêmico, modelos de competências para inovação e traços da personalidade para inovação.
                                            [1] => Las competencias para la innovación es un concepto amplio e integral que se refiere a la capacidad de los individuos para realizar tareas que resultan en mejoras innovadoras para las organizaciones. Implica conocimientos, habilidades y actitudes y está impulsado tanto por la experiencia individual como por las capacidades organizativas. Este tema ha recibido atención en varios estudios científicos, sin embargo, aún existen vacíos en la literatura relacionada con la creación de estas habilidades. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo mapear y analizar la producción científica sobre habilidades de innovación, con el fin de comprender cómo el tema ha sido abordado por la comunidad científica. Se trata de un estudio bibliográfico, de carácter exploratorio-descriptivo y de enfoque cuantitativo y cualitativo. El método utilizado fue el Proceso de Desarrollo del Conocimiento-Constructivista (Proknow-C). Se realizó un análisis bibliométrico y sistémico de los datos. Los resultados apuntan a la composición de un portafolio bibliográfico con 27 artículos publicados en diferentes revistas científicas en el período de 2009 a 2021, con un total de 617 citas y mayor conexión entre seis de los 69 autores. También indican que los estudios sobre el tema se centran en cuatro temas clave: habilidades para la innovación en las organizaciones, habilidades para la innovación en el entorno académico, modelos de habilidades para la innovación y rasgos de personalidad para la innovación.
                                            [2] => Competencies for innovation is a broad and comprehensive concept that concerns the ability of individuals to perform tasks that result in innovative improvements for organizations. It involves knowledge, skills and attitudes and is driven by both individual expertise and organizational capabilities. This topic has received attention in several scientific studies, however, there are still gaps in the literature related to the creation of these skills. In this sense, this research aims to map and analyze scientific production on innovation skills, in order to understand how the topic has been approached by the scientific community. It is a bibliographic study, with an exploratory-descriptive nature and a quantitative and qualitative approach. The method used was Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C). A bibliometric and systemic analysis of the data was carried out. The results point to the composition of a bibliographic portfolio with 27 articles published in different scientific journals in the period from 2009 to 2021, with a total of 617 citations and greater connection between six of the 69 authors. They also indicate that studies on the topic focus on four key themes: skills for innovation in organizations, skills for innovation in the academic environment, models of skills for innovation and personality traits for innovation.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-11-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7120
                                            [1] => 10.21728/p2p.2024v11n1e-7120
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 11 No. 1 (2024): Publicação Contínua (jul./dez. 2024); e-7120
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 11 n. 1 (2024): Publicação Contínua (jul./dez. 2024); e-7120
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7120/7039
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7120/7040
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Priscila Freire Martins Rosa, Rejane  Sartori, Hilka  Pelizza Vier Machado
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)