Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T14:50:35Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37612
                            [datestamp] => 2022-04-05T21:43:19Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Ciência da Informação e Competências Infocomunicacionais: possíveis diálogos epistêmicos
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] =>  José Daher Junior, Francisco
                                            [1] => Borges , Jussara 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Competências Infocomunicacionais; Ciência da Informação; Epistemologia; Informação; Comunicação.
                                            [1] => CI
                                        )

                                    [description] => As discussões sobre informação e comunicação continuam provocando inquietações no âmbito da Ciência da Informação (CI), especialmente em ambiente de hiperinformação.  A partir deste contexto é que se pretende analisar as competências Infocomunicacionais (Competências InfoCom) enquanto uma competência da própria CI, buscando, objetivamente, encontrar elementos que contribuam para a construção de seu estatuto. O artigo explora teoricamente a possível incompletude epistemológica da CI, analisando alguns caminhos percorridos pela Ciência. A partir de um macro recorte histórico e filosófico que sustenta este contexto, busca-se compreender os fenômenos que envolvem a comunicação e a informação, de forma a identificar os principais discursos epistêmicos desta trajetória, para, assim,olhar possíveis caminhos que viabilizem o nosso objetivo.As principais conclusões, além de evidenciarem o caráter virtuoso da referida incompletude, que abrem portas para a complexidade e a transdisciplinaridade, apontam também que as competências InfoCom, a partir de uma ressignificação do próprio vocábulo “competência”, permitem a crítica e a autocrítica da informação e da comunicação. Para a construção de um discurso epistêmico neste lugar, faz-se necessário pensá-las a partir da dupla complexidade, transcendendo as concepções contidas na lógica indutiva e/ou dedutiva.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2021-12-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/37612
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 No. 4 (2021)
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 26 Núm. 4 (2021)
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 26 n. 4 (2021)
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/37612/29642
                                    [coverage] => CI
                                    [rights] => Copyright (c) 2021 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)