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                                    [title] => Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos
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                                    [description] => Os periódicos científicos no Brasil são editados, em sua maioria, por instituições de ensino superior públicas, com a gestão do fluxo editorial realizada voluntariamente por professores dos programas de Pós-Graduação. Este artigo descreve o aporte institucional financeiro, humano, físico e tecnológico recebido pelos editores, necessários ao atendimento das boas práticas editoriais. É uma pesquisa de natureza aplicada, com fins exploratórios e descritivos, realizada com 95 editores associados à Associação Brasileira de Editores Científicos. Os resultados apresentados apontam as lacunas existentes nos aportes institucionais recebidos, principalmente quanto ao estabelecimento de critérios técnicos para a seleção, permanência e renovação do Editor; à preservação digital; à insuficiência dos recursos financeiros para a auto sustentação dos periódicos e até mesmo em relação à própria formalização dos periódicos junto às instituições editoras. Como conclusões mostramos que parte das necessidades dos editores não são supridas por uma questão de responsabilidade dupla: de um lado os editores que iniciam o trabalho sem uma formação específica para o cargo, o que os deixa vulneráveis às próprias intempéries da função; de outro, as próprias instituições que, por não possuírem um enquadramento específico para a função exercida, sofrem dos mesmos problemas de desconhecimento do aporte institucional necessário à editoria científica.
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