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                                            [0] => The dissertations in the information science graduate program at ufmg in the nineties: an overview
                                            [1] => Dissertações defendidas no programa de pós-graduação em ciência da informação da ufmg, na década de 1990: um balanço
                                        )

                                    [creator] => Gomes, Maria Yeda F. Soares de Figueira
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                                            [0] => This research portrays graduate-level academic production in the Information
Science field at UFMG, focusing on thematic tendencies, kinds of research, and
predominant methodological approaches. A comparison was drawn between
the findings obtained and those found in similar dissertations in other programs
in this area. Sixty-three dissertations written between 1990 and 1999 were
analysed, and a tendency in developing research on topics such as Management
of Information Centers: Users’ studies, Request and Use of Information Centers and Communication, Editorial Production and Publication was evidenced, as
well as na impressive amount of empirical research and a predominance of quantitative approaches. Case study was the methodology most utilized,
amounting 50% of the total number of dissertations analyzed, whereas theoretical research was used in only dissertations, 4,8% of the total number analyzed.
                                            [1] => Caracterização da produção acadêmica do curso de Mestrado em
Ciência da Informação da UFMG, enfocando as tendências temáticas, os tipos
de pesquisa e as abordagens metodológicas predominantes. Comparam-se
os resultados obtidos com aqueles encontrados em pesquisas semelhantes
realizadas em outros programas da área. Foram analisadas 63 dissertações
defendidas no período de 1990 a 1999. Constatou-se uma concentração de
trabalhos nas classes gerência de serviços e unidades de informação; estudos
de usuário, demanda e uso da informação e de unidades de informação e
comunicação, divulgação e produção editorial; bem como presença marcante
da pesquisa empírica e predomínio das abordagens quantitativas. O estudo
de caso foi a metodologia mais utilizada, com 50% do total, enquanto a pesquisa
teórica esteve presente em apenas três dissertações, 5% do total analisado.
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