Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T14:51:34Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23439
                            [datestamp] => 2020-06-29T13:09:16Z
                            [setSpec] => pci:ted
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes
                                    [creator] => Pinto, Liliam Pacheco
                                    [description] => PINTO, Liliam Pacheco. A interpretação da informação oriunda do ambiente externo por gerentes. 2002. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Estudo exploratório sobre a interpretação da informação do ambiente externo pelos gerentes. O ambiente foi dividido, para fins de análise, nos setores consumidor, concorrente, tecnológico, econômico, regulatório e sociocultural. Fez-se a análise da interpretação em duas etapas. Na primeira, foram caracterizados os setores do ambiente externo e as categorias utilizadas para este fim foram importância, taxa de mudança e grau de complexidade percebido nos diferentes setores pelos gerentes. Na segunda, foram apresentadas para interpretação dos gerentes notícias extraídas do jornal Gazeta Mercantil. As categorias utilizadas nesta etapa foram a natureza da informação (oportunidade ou ameaça), a relevância, a velocidade de impacto, o grau de urgência e a capacidade de reação. Os resultados do estudo revelam que a interpretação, além de inerente a qualquer ação humana, também é inerente a qualquer ação organizacional, podendo ser importante para as organizações na condução de seu processo decisório estratégico. A partir da análise dos dados, levantou-se algumas sugestões de estudos futuros: avaliar as percepções dos respondentes levando em conta os tipos de empresa, o setor de atuação profissional dos respondentes (marketing, RH, finanças etc.), idade dos profissionais; a relação das percepções com as decisões tomadas; relacionar as percepções com o uso de fontes e comportamento de busca de informação. Pretendeu-se oferecer uma contribuição à ciência da informação relacionando-a à produção científica da psicologia.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2007-11-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23439
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 7 No. 2 (2002)
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 7 Núm. 2 (2002)
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2002)
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)