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                                    [description] => COUTINHO, Adriana Nadja Lélis. Educação para a cidadania: o discurso dos suplementos For Teens e Folhateen. 2001. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

O crescimento significativo da participação da mídia no mundo contemporâneo, em conseqüência, principalmente, dos recentes avanços tecnológicos, e a necessidade de valorizar na escola diferentes manifestações culturais e de trabalhar com as diversas linguagens através das quais a mídia se manifesta orientam este trabalho. Partindo do pressuposto de que a mídia não apenas representa o real, mas constrói realidade e conhecimento, e de que uma educação fundamentada no exercício pleno da cidadania deve oferecer ao educando instrumental teórico essencial para lidar de forma crítica, com os produtos da mídia, este estudo propõe-se a inverstigar as estratégias discursivas utilizadas pelos suplementos For Teens e Folhateen, no sentido de educar para a cidadania. Utilizam-se os pressupostos teóricometodológicos da Análise do Discurso de linha francesa (AD) com os seguintes objetivos: caracterizar o público-alvo dos suplementos; investigar as estratégias utilizadas e os temas abordados; detectar e levantar as concepções de cidadania e de educação construídas nos discursos dos suplementos. O corpus da análise integra as reportagens de capa dos números editados no período de 15 de maio a 31 de agosto de 2000, que são agrupadas em unidades temáticas, analisadas e confrontadas. Observa-se a constituição de dois públicos distintos na produção dos discursos: o do Folhateen é mais específico, identificado principalmente com a música e com o cinema e incluído na cultura global, e o do For Teens, mais diversificado e identificado com a cultura local. Não se pode, concluir que estes suportes eduquem para a cidadania, no sentido de que seus discursos – no conjunto das edições analisados – não são geradores de atitudes conscientes e críticas, não modificam a sociedade.
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