Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 29
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 654
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => O professor e a nova tecnologia da educação – o computador – experiência do PROINFO no Piauí@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => MARANHÃO, Tarcila Barros Nunes. O professor e a nova tecnologia da educação – o computador – experiência do PROINFO no Piauí. 2001. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Acomplexidade da utilização do computador em sala de aula conduziu o MEC a elaborar política de implantação das NTIC nas escolas públicas de ensino médio, consubstanciada nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para ensino médio e no Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. A nível de Estados tem-se implantado essa política através dos Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE, encarregados da capacitação docente em uso de informática na sala de aula. Diante desse contexto, pretendeu-se investigar a utilização do computador no processo ensino-aprendizagem pelos professores do Liceu Piauiense, através de investigação do curso de capacitação oferecido pelo Programa e do processo de implantação dessa NTIC no referido Liceu. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso com utilização de entrevista para a coleta dos dados. O NTE de Teresina já havia capacitado aproximadamente trezentos professores até o momento de realização da presente pesquisa, dos quais 10 originaram-se do Liceu Piauiense. Os entrevistados manifestaram-se sobre as seguintes questões: implantação do PROINFO, capacitação dos professores, recursos de hardware e software, desempenho do professor no Programa, desempenho do professor em sala de aula resultante da capacitação, apreciação do Programa. Na percepção desses 10 professores entrevistados a política governamental à luz do PROINFO é extremamente válida, mas a capacitação deixou a desejar, o que inviabilizou, juntamente com outros fatores, como por exemplo, difícil acesso aos laboratórios e ausência de software educativos a efetiva utilização do computador no ensino como propõe o Programa. Essa consciência de que o Programa ainda não atingiu seus objetivos também foi compartilhada pela diretora do Liceu e coordenadoras administrativa e pedagógica do NTE de Teresina.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Tarcila Barros Nunes Maranhão
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 6
                    [nr] => 2
                    [year] => 2001
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2007-11-20
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23397
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                        )

                )

        )

)