Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T14:52:34Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23370
                            [datestamp] => 2020-06-29T12:48:33Z
                            [setSpec] => pci:ted
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento docente
                                    [creator] => Macedo, Maria de Fátima Uchôa de Castro
                                    [description] => MACÊDO, Maria de Fátima Uchôa de Castro. A influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento docente. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2000. 144p. (Dissertação, Mestrado em Ciência da Informação). Orientadora: Profa. Dra. Lígia Maria Moreira Dumont.

Analisa a influência do uso das tecnologias informatizadas no comportamento dos docentes, face à importância da informação na sociedade contemporânea e às possibilidades de aplicação da informática nos processos educacionais. O referencial teórico inclui a análise de alguns estudos na área de comportamento social, empresarial e docente, a fim de identificar as tendências atuais das tecnologias da informação na educação. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ininga, Teresina – Piauí, durante o primeiro semestre de 2000. O universo do estudo constituiu-se de 33 docentes do quadro efetivo com dedicação exclusiva (DE) do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O protocolo de coleta de dados efetivou-se através de questionários e entrevistas, em dois momentos ? janeiro e julho/2000 ? para verificar se houve evolução do grupo a partir das formas de uso do computador antes e depois da informatização do Centro. Os respondentes foram categorizados em três grupos: Grupo A (com domínio da tecnologia), GrupoO B (sem domínio da tecnologia) e Grupo C (não usuário). Trata-se de um estudo de caso, para o qual recorreu-se a uma abordagem quantitativa de estudo, privilegiando ora aspectos isolados, ora dados quantificáveis. Com base nos resultados obtidos, apresenta, dentre outras, as seguintes conclusões: a) o comportamento informacional dos respondentes caracteriza-se pela primazia no uso das fontes convencionais de informação; b) apesar disso, manifestaram-se favoráveis às inovações tecnológicas, antes mesmo da inserção do computador no ambiente de trabalho; c) as formas predominantes de uso do computador atendem ao conceito da tecnologia como ferramenta auxiliar do ensino, através da digitação de textos, seguida pela busca de informação na Internet; em menor escala, a organização de materiais didáticos, e a produção de textos científicos; d) a maioria dos entrevistados (87,88%) não desenvolve atividades com os alunos, através da Internet, por falta de domínio da tecnologia. Os que a utilizam, indicam sites de interesses dos alunos, de acordo com o conteúdo da disciplina. Tais resultados permitiram constatar a evolução do grupo em relação ao uso do computador, pelo interesse na Internet demonstrado na segunda sondagem. Verificou-se também que não basta disponibilizar tecnologias sem uma cultura informacional, sem uma prática consciente, planejada, sistematizada, enfim, sem uma política que contemple a utilização do potencial das tecnologias.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2007-11-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23370
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 6 No. 1 (2001)
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 6 Núm. 1 (2001)
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 6 n. 1 (2001)
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)