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Objetiva traçar um retrato relativo ao aspecto da implantação de políticas de patentes na UFMG e as implicações que ela envolve. Apresenta uma rápida exposição sobre a história das patentes e suas funções como instrumento econômico e fonte de informações. Procura contextualizar a inserção da patente no ambiente acadêmico, em função do novo paradigma que está surgindo sobre a atuação da universidade. Esse novo paradigma, chamado por vários autores de Segunda Revolução Acadêmica, coloca entre as funções da universidade, além das de ensino e pesquisa, a atuação no desenvolvimento econômico regional. Apresenta um breve histórico sobre a questão de patentes nas universidades norte-americanas, como ilustração das novas tendências. Mostra a situação brasileira, evidenciando as mudanças que vêm ocorrendo na legislação e exemplos de resoluções tomadas em algumas universidades e institutos de pesquisa para implantação de uma política de patentes. Os dados para análise foram coletados por meio de entrevistas junto a pesquisadores e dirigentes da UFMG e foram cotejados com a literatura, procurando traçar o posicionamento da Universidade e seus pesquisadores em relação a eles. Buscou-se, também, identificar a situação atual e tendências da implantação/funcionamento de uma política de patentes na UFMG, bem como, nas entrevistas, resgatar um pouco da história da questão patentes na Universidade.
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