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Considerada como a era da informação, a época em que se vive atualmente tem propiciado possibilidades de interação com outros indivíduos de formas inéditas e com resultados práticos muito satisfatórios nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Advinda das possibilidades oferecidas pela combinação das tecnologias de informática com a telecomunicação, uma nova forma de trabalho, baseada na utilização eletrônica da informação tem permitido aos trabalhadores realizarem um grande número de tarefas de forma remota e em horários flexíveis. Tal modalidade, denominada teletrabalho, vem sendo utilizada mais recentemente no Brasil por organizações que visualizaram benefícios no seu emprego tanto para si próprias como um todo quanto para o indivíduo. Contudo, esses benefícios só seriam resultantes de uma aplicação correta dessa modalidade, o que implicaria, dentre outros fatores, o conhecimento mais detalhado da informação a ser teletrabalhada, para que essa fosse corretamente definida e preparada afim de otimizar ou mesmo viabilizar o teletrabalho. Tendo em vista esse panorama, realizou-se uma pesquisa exploratória sobre o teletrabalho em empresas do setor de informática na cidade de Belo Horizonte - MG, que possuem em seu quadro de empregados alguns profissionais que fazem uso dessa modalidade de trabalho. As entrevistas realizadas revelaram que a utilização institucional de forma sistemática do teletrabalho não ocorre como sinalizava a mídia, ocorrendo casos isolados e por iniciativa dos próprios executores de tarefas à distância, quando há autonomia para tal. O planejamento formal do teletrabalho por parte da administração dessas empresas inexiste, sendo a necessidade o fator decisivo para a liberação para o trabalho remoto. A informação utilizada pelos teletrabalhadores não é preparada de forma adequada para sua utilização remota. O processo de preparação tem sido instruído verbalmente no local de trabalho através de treinamentos genéricos do uso da informática. A questão jurídica foi indicada como um ponto polêmico para a utilização do teletrabalho no Brasil bem como as limitações tecnológicas, apesar de algumas empresas terem demonstrado a intenção de adotar essa prática de trabalho. Pode-se concluir que a prática em Belo Horizonte caracteriza-se por utilização incipiente, grau elevado de improviso, treinamento falho e ausência de preparação adequada da informação a ser teletrabalhada.
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