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A monitoração ambiental, entendida como a busca e utilização de informações externas como insumo ao planejamento e à administração estratégica, possibilita às organizações acompanharem eventos e tendências significativas ao seu curso de ações futuras. Este estudo exploratório procura descrever os aspectos do ambiente organizacional externo, respondendo as seguintes questões: quais são as informações externas mais relevantes aos gerentes das organizações, quais os setores do ambiente precisam ser monitorados e quais as fontes de informação utilizadas nesse processo, de acordo com os gerentes de empresas que atuam no setor de informática, em Minas Gerais. A amostra foi constituída de 52 empresas do setor de informática e o estudo utilizou a internet como meio de comunicação e coleta de dados. O estudo confirma os resultados de pesquisas anteriores, como por exemplo, que os gerentes preferem fontes de informação pessoais às impessoais, a grande utilização dos periódicos especializados, bem como os setores do ambiente considerados mais relevantes no processo de monitoração. Após análise de dados e conclusão, são apresentadas recomendações para novas pesquisas, de forma a aprofundar o conhecimento do processo e da estrutura da monitoração ambiental nas empresas brasileiras.
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