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                                    [description] => SIMÕES, Adriana Machado. A representação social da AIDS construída a partir das informações veiculadas nos jornais diários: análise da cobertura sobre AIDS no jornal Estado de Minas. Belo Horizonte: UFMG, 1997. Dissertação. (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1997. Orientadora: Profa. Suzy de Souza Queiroz.

Ao informar sobre o mundo o jornal o faz através de um recorte que passa por diversas escolhas que acabam por determinar a representação social da imprensa sobre os mais diversos assuntos. Partindo do problema acima, esse trabalho tem como tema a representação social da imprensa sobre a AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Busca, através da análise da cobertura sobre a doença no jornal “Estado de Minas”, no período de 1984 a 1995, responder a duas questões: que tipo de informação está sendo levada ao leitor e qual é a relação entre a representação da AIDS construída a partir da imprensa e a representação científica da doença ou seja, o que e como o jornal informa. Utilizou-se da “grounded theory”, método proposto para o tratamento qualitativo dos dados, em que a teoria é construída a partir do próprio dado e o cientista é incentivado a ser o seu próprio metodologista. A comparação e os princípios básicos da triangulação foram os meio de validação utilizados para verificar a análise realizada. Definindo informação como um processo que envolve três momentos - informação potencial, informação consolidada e informação transformada em conhecimento - este trabalho procurou analisar as informações contidas nas notícias, agrupando-as em conceitos, construídos a partir da leitura das próprias notícias. Esses conceitos, por sua vez, foram agrupados em quatro categorias: editoriais, categoria de exposição ao vírus, temas abordados e aspectos subjetivos das matérias. A fragmentação das notícias, a desinformação de alguns jornalistas, as contradições e abrangência da própria doença, além de problemas relacionados às fontes de informação a que tem acesso os jornalistas e à edição das páginas dos jornais, levaram à conclusão de que a imprensa não está apta a oferecer uma educação formal sobre a AIDS, que leve efetivamente a uma mudança de comportamento, apesar do jornal apresentar notícias abrangentes, freqüentes, bem distribuídas, informativas e contemporâneas, considerandose os temas abordados, ainda que não reflitam os números oficiais da doença, considerando-se as categorias de exposição ao vírus da AIDS.
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