Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T15:00:15Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23081
                            [datestamp] => 2020-06-26T19:40:04Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Desenhando informação na sala de aula: a participação brasileira na coleta de dados do projeto internacional iSquare
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Serafim, Lucas Almeida
                                            [1] => Silva de Oliveira, Adriana Carla
                                            [2] => Hartel, Jenna
                                            [3] => Araújo Freire, Gustavo Henrique de
                                            [4] => Dias, Guilherme Ataíde
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Informação
                                            [1] => iSquare
                                            [2] => Pesquisa visual
                                            [3] => Métodos de Arte-Informada
                                            [4] => Pesquisa Qualitativa.
                                        )

                                    [description] => Este artigo apresenta a participação de acadêmicos brasileiros da fase de coleta de dados do projeto de pesquisa internacional e colaborativo iSquare, sediado na Universidade de Toronto, Canadá. As origens e fundamentos teóricos do estudo são discutidos com doze países que investigaram as concepções visuais de informação de estudantes de pós-graduação, utilizando a técnica de pesquisa “desenhe e escreva” (draw-and-write). Este artigo representa uma inovação metodológica pelo uso de métodos visuais de arte-informada (arts-informed), os quais são raros na Ciência da Informação. A equipe do Brasil descobriu fatores socioculturais que influenciam as concepções visuais de informação dos estudantes, e esses podem ser comparados com outros iSquares de outras partes do mundo. Este artigo justifica a abordagem do iSquare como método investigativo e pedagógico, proporcionando a estudantes e educadores modos multimídia, divertidos e amplos de engajar o conceito de informação em sala de aula. Como exemplo de pesquisa visual de arte-informada, este artigo apresenta muitos notáveis exemplos dos dados originais desenhados pelos participantes.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2016-12-12
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 4 (2016); 66-77
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 4 (2016); 66-77
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 4 (2016); 66-77
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23081/18662
                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)