Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T15:00:25Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23064
                            [datestamp] => 2020-06-26T19:26:51Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mulheres cariocas e práticas de leitura nos anos de 1920: um estudo documental a partir das revistas Fon-Fon e Jornal das Moças
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Oliveira, Nathalia Paulino
                                            [1] => Silveira, Fabrício José Nascimento da
                                        )

                                    [subject] => Práticas de leitura. Revista feminina. Educação feminina. Imprensa periódica. Revista Fon-Fon. Revista Jornal das Moças.
                                    [description] => O presente artigo tem por objetivo investigar as práticas de leitura empreendidas pelas mulheres cariocas dos anos de 1920, adotando como objeto de análise duas revistas endereçadas especificamente a esse público, são elas: Fon-Fon e Jornal das Moças. Para tanto, apresenta-se o conjunto de fatores sócio-históricos que impulsionaram o desenvolvimento da imprensa periódica no Brasil e o aparecimento das "revistas femininas" no Rio de Janeiro no período da Belle Époque. Em seguida, e tendo por prerrogativa que tanto a revista Fon-Fon quanto a Jornal das Moças constituem-se em fontes históricas, efetua-se um estudo documental com vistas a identificar as necessidades e os usos da informação que se mostram associados às práticas de leitura das assinantes de ambos os periódicos. Em termos de resultados, além de salientar as dinâmicas de socialização instituídas para e pelo público feminino, o trabalho ressalta como as duas revistas se converteram em ferramentas auxiliares à formação intelectual da mulher carioca na década de 1920 e como as mesmas agiam em favor do lazer, da educação e da disseminação da informação entre suas leitoras.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2016-06-29
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Análise documental
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23064
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 No. 2 (2016); 33-60
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 21 Núm. 2 (2016); 33-60
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 21 n. 2 (2016); 33-60
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23064/18646
                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)