Array
(
    [responseDate] => 2024-12-15T10:51:05Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22844
                            [datestamp] => 2020-06-26T16:29:05Z
                            [setSpec] => pci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A Web 2.0 como ferramenta de análise de tendências e monitorização do ambiente externo e sua relação com a cultura de convergência dos media
                                    [creator] => Maravilhas-Lopes, Sérgio Paulo
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Web 2.0
                                            [1] => Social Networking
                                            [2] => Cultura de Convergência dos Media
                                            [3] => Análise da Concorrência
                                            [4] => Tendências de Mercado
                                            [5] => Inteligência Coletiva.
                                        )

                                    [description] => Analisamos a utilização das ferramentas da Web 2.0 para a monitorização do ambiente externo das organizações, com a consequente obtenção de informação acerca da concorrência e tendências de mercado, e a sua relação com a denominada cultura de convergência dos media, incidindo, essencialmente, em dois pontos-chave: a convergência tecnológica e a cultura de convergência, que permitem a todos os membros da organização a recolha de informação relevante para o desempenho das suas funções e do sucesso da organização onde colaboram e a sua partilha com os restantes membros dessa organização, melhorando a comunicação. Na convergência dos media, convém realçar a dimensão do relacionamento entre pessoas e destas com a tecnologia, assim como os benefícios daí resultantes. Atualmente é possível a qualquer membro da organização, não só os especialistas, recolher informação válida para efeitos de monitorização, graças à democratização no acesso a estas ferramentas designadas Web 2.0. Qualquer pessoa, com um mínimo de formação em tecnologia e análise de mercados, é capaz de proceder a esta tarefa, enriquecendo a visão comum acerca da concorrência. A convergência reside essencialmente nesta troca, partilha e colaboração, potenciadas pela tecnologia, que promovem a interação entre as pessoas e a construção de um conhecimento mais alargado.
                                    [publisher] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação
                                        )

                                    [date] => 2013-03-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Análise bibliográfica
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22844
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 No. 1 (2013); 126-137
                                            [1] => Perspectivas em Ciência da Informação; Vol. 18 Núm. 1 (2013); 126-137
                                            [2] => Perspectivas em Ciência da Informação; v. 18 n. 1 (2013); 126-137
                                            [3] => 1981-5344
                                            [4] => 1413-9936
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22844/18428
                                    [rights] => Copyright (c) 2020 Perspectivas em Ciência da Informação
                                )

                        )

                )

        )

)