Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 29
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 654
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Da educação de usuários à construção de competência em informação no contexto das bibliotecas das Universidades Federais: um estudo a partir da Universidade Federal de Alagoas e UFMG@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Na busca de maior compreensão sobre o desenvolvimento de competências em informação no contexto das bibliotecas universitárias no Brasil é que se insere a pesquisa. O objetivo principal foi analisar a contribuição das ações e/ou atividades de educação de usuários — presenciais e/ou online — promovidas pelas bibliotecas universitárias brasileiras vinculadas às instituições federais de ensino superior, para o processo de formação de competências em informação de seus estudantes/usuários, visando à construção de sujeitos autônomos e conscientes na condução do processo de busca e uso da informação. A pesquisa se justificou por sua inserção nas abordagens conceituais da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pois pesquisar a temática educação de usuários em bibliotecas universitárias na perspectiva da construção para a competência em informação é investigar as inter-relações de acesso, uso e necessidades de informação associadas ao estudante/usuário na sociedade. Pesquisa classificada como exploratória, estabeleceu em seu desenho o survey como método; instituiu como recorte duas universidades: Universidade Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Minas Gerais. A análise dos dados empíricos foi realizada com enfoque quantitativo e qualitativo. Adotou-se como instrumentos o questionário e a análise de conteúdo (Web). O questionário foi aplicado a 2.133 estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e com 31 bibliotecários/gestores das bibliotecas estudadas. Com os estudantes verificaram-se as percepções quanto aos conhecimentos ou habilidades em informação adquiridos por meio das ações/atividades de educação de usuários direcionadas aos mesmos. Com os bibliotecários/gestores o questionário apreendeu aspectos relacionados ao entendimento acerca dos serviços de educação de usuários disponíveis e dos mecanismos de estudo de usuários adotados para a proposição de tais serviços. A análise de conteúdo (Web) possibilitou a elaboração de um quadro sinóptico que embasou a categorização dos dados dos serviços disponíveis online e offline nos websites das bibliotecas universitárias investigadas, bem como permitiu a identificação de potenciais serviços no processo de educação de usuários e, assim, a obtenção de informações quanto à existência ou não de tutoriais, procedimentos de busca de informação e treinamentos. Conclui-se que a educação de usuários, desenvolvida no âmbito das bibliotecas universitárias, necessita de uma nova (re)significação para contribuir com a competência em informação dos estudantes dos cursos de graduação presenciais.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Marcos Aurélio Gomes
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 22
                    [nr] => 2
                    [year] => 2017
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2018-02-07
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22516
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22516/18109
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2018 Perspectivas em Ciência da Informação
                        )

                )

        )

)