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Em um ambiente competitivo, as organizações devem responder dinamicamente aos estímulos externos e o impacto de suas decisões configura o seu posicionamento no mercado. As decisões implementadas pelas organizações são fundamentais para a sua sobrevivência e o gerenciamento eficaz de suas informações é um diferencial competitivo quando oferece um suporte adequado às suas decisões. A estruturação do fluxo e do conteúdo das informações internas da empresa em um Sistema de Informações ágil e seguro constitui um passo fundamental para o conhecimento das forças e fraquezas organizacionais, possibilitando trabalhá-las para a otimização do desempenho empresarial. É importante a observação das diversas interpretações possíveis em relação a determinada informação, devido a características particulares do indivíduo ou grupo que a processa, pois essa diversidade pode gerar ambiguidade - ou equivocalidade - para a tomada de uma decisão. Através da análise de alguns documentos e da realização de entrevistas e observações direcionadas, realizadas em uma empresa do ramo de telecomunicações, o presente trabalho analisou o fluxo de informações que compõem um relatório de acompanhamento mensal do desempenho da empresa e o significado dessas informações para os grupos envolvidos na confecção desse relatório e para seus usuários, todos eles da alta administração. A partir da análise desse fluxo, concluiu-se que as interpretações dos grupos - as representações sociais - sobre as informações que dão suporte ao processo decisório podem comprometer o desempenho da empresa, face ao baixo grau de estruturação observado na veiculação dessas informações e a falta de um consenso sobre a sua conceituação. Sugere-se a estruturação de diretrizes formais que orientem os esforços organizacionais na otimização de seus fluxos de informações, atribuindo responsabilidades pelo gerenciamento do conteúdo e do acesso às informações veiculadas na empresa. A compreensão do processo de geração das representações sociais nos grupos internos das organizações permitirá uma implementação mais efetiva dessas diretrizes, além de identificar possíveis necessidades de estruturação do conhecimento organizacional.
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