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                                    [title] => Mendes, Edilize Bonavita Martins. Visão panorâmica dos principais sistemas de classificação bibliográfica. Campinas: PUCCAMPINAS/FABI, 1995. 84p.
                                    [creator] => Naves, Madalena Martins Lopes
                                    [description] => Após 26 anos lecionando sobre o tópico classificação, no Curso de Biblioteconomia da PUC Campinas, a autora resumiu suas aulas sem pretender ser crítica ou comparativa.

Trata-se de um agrupamento, por requisitos, dos principais sistemas de classificação bibliográfica, a saber: Classificação Bibliográfica, de Bliss; Classificação de Assuntos, de Brown; Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Expansiva, de Cutter; Classificação Decimal de Dewey (CDD); Classificação da Biblioteca do Congresso (LC); Classificação dos Dois Pontos (Ranganathan). Em uma breve introdução, a autora expõe seu propósito de contribuir para o estudo dos tradicionais sistemas de classificação bibliográfica. O texto está estruturado em pequenos capítulos, sendo iniciado pelo histórico de cada sistema, seguido pela apresentação das classificações, feita de forma muito objetiva e clara. Capítulos são dedicados às classes principais e obras gerais, e tabelas auxiliares, onde foi explicado o seu arranjo e como são representadas. Também a notação mereceu um capítulo à parte, sendo mostrada a sua constituição em cada uma das classificações, seguida do índice e das edições de cada uma.

De forma didática e simples foram apontadas as características e limitações das classificações, tendo a autora se preocupado em separar aspectos positivos e negativos.

Outro capítulo foi dedicado à atualização e à correção, sendo citado como as edições são ou não atualizadas. O uso e a avaliação mostram aspectos relevantes para a escolha do melhor sistema e, com relação ao futuro, o que cada um tem a oferecer. Em anexo, foram apresentados ainda a Classificação Facetada, a Classificação para Literatura Médica, Notas sobre a National Library of Medicine Classification e o Projeto Lemme, para a mecanização da CDU.

Apesar de pouco extensa, a lista de referências bibliográficas citada mostra que obras de importância indiscutível para a área foram consultadas e serviram de embasamento para se apresentar e discutir o assunto proposto. Segundo opinião da própria autora, alguns advogam o rompimento radical com os tradicionais sistemas de classificação, ao passo que outros se sujeitam à sua rigidez e, diante disso, aconselha uma posição moderada.

Ressalte-se a importância dessa obra, elaborada a partir de uma prática didática de vários anos, o que certamente trará considerável contribuição a alunos e professores da área de tratamento da informação, especificamente da representação temática de documentos, podendo ser utilizada como instrumento didático.
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