Array
(
    [responseDate] => 2024-12-14T05:11:16Z
    [request] => https://revista.ibict.br/liinc/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7015
                            [datestamp] => 2024-11-27T15:40:48Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => liinc:MC
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Construção de credibilidade dos dados: como dados auxiliares de SEO são validados
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Gabry, Victor
                                            [1] => Marcondes, Carlos Henrique
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => SEO
                                            [1] => Search engine optimization
                                            [2] => ; SEM
                                            [3] => Search engine marketing
                                            [4] => data
                                            [5] => SEO
                                            [6] => Otimização para mecanismos de busca
                                            [7] => SEM
                                            [8] => Marketing para mecanismos de busca
                                            [9] => dados
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This study aimed to explore how legitimizing institutions create credibility for metrics within their spheres of operation and influence. It specifically examined how three companies—MOZ, SEMRush, and Ahrefs—construct credible narratives to justify the indicators they sell, using a subset of search engine optimization metrics. The theoretical framework employed includes Bourdieu's field theory and Certeau's tactics and strategies, with the methodology being the French discourse analysis of Algirdas Greimas. We observed that legitimizing institutions rely on tactics such as outsourcing responsibility, denying the claims of others, compartmentalizing data, and embracing technological solutionism as postulated by Morozov to affirm their relevance. We also found evidence that the introduction of a new "data" by a legitimizing institution undergoes a process with a certain degree of generalized validation, where the discourse considers the actors involved in its use and interpretation.
                                            [1] => 
O presente trabalho buscou estudar de que forma instituições legitimadoras criam credibilidade para métricas em seus campus de atuação e influência. Para isso fizemos um recorte das formas como três companhias que negociam dados para o mercado de otimização mecanismos de busca – MOZ, SEMRush e Ahrefs – criavam discursos que validassem os indicadores que vendem. Tomamos como arcabouço teórico os campusde Bourdieu e as táticas e estratégias de Certeau, e como metodologia a análise do discurso de linha francesa de Algirdas Greimas. Observamos que as táticas usadas por instituições legitimadoras se valem da terceirização da responsabilidade, do ato de desmentir terceiros, da compartimentalização do dado e do solucionismo tecnológico como postulado por Morozov para ratificarem sua relevância. Também encontramos indícios de que a instalação de um novo “dado” por uma instituição legitimadora passa por um processo com certo grau de generalização de validação, em que o discurso leva em conta os atores envolvidos em seu uso e interpretação.Palavras-chave: SEO. Otimização para Mecanismos de Busca. SEM. Marketing para Mecanismos de Busca. Dados.

                                        )

                                    [publisher] => Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
                                    [date] => 2024-11-27
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7015
                                            [1] => 10.18617/wsr7fg42
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Liinc em Revista; Vol. 20 No. 1 (2024): Critical Metrics: Representativeness, Access, and Democratization of Data; e7015
                                            [1] => Liinc em Revista; Vol. 20 Núm. 1 (2024): Métricas Críticas: Representatividad, Acceso y Democratización de Datos; e7015
                                            [2] => Liinc em Revista; v. 20 n. 1 (2024): Metrias críticas: representatividade, acesso e democratização dos dados; e7015
                                            [3] => 1808-3536
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7015/7038
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Victor Gabry, Carlos Henrique Marcondes
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)