Array
(
    [responseDate] => 2024-12-14T05:11:11Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7391
                            [datestamp] => 2024-11-25T22:49:49Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => fiinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Cineclube escolar e agir comunicativo : diálogos possíveis
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Silva, Marcelo Henrique de Queiros
                                            [1] => Carneiro, Rosalvo Nobre
                                        )

                                    [subject] => Cinema. Comunicação. Debate.
                                    [description] => O cineclube escolar configura-se como um espaço de debate e reflexão dentro do ambiente educacional, proporcionando aos estudantes a oportunidade de exploração, crítica e análise de temas sociais, culturais e éticos a partir das obras cinematográficas. Nesse contexto, o presente trabalho busca tecer reflexões sobre o potencial do cineclube escolar como um espaço de formação voltado ao uso da fala, da construção de diálogos e de entendimentos intersubjetivos, por meio de articulações possíveis com a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas. Para isso, a fim de contextualizar tais questões e estabelecer as interações entre aquilo que se constitui como a prática cineclubista escolar com os pressupostos teóricos do agir comunicativo, realizou-se um levantamento de estudos que versam sobre o uso do cinema em sala de aula e a prática cineclubista como espaço de comunicação, bem como o referencial teórico de Habermas e seus interlocutores. As discussões apontam que, ao ser orientado pelos princípios do agir comunicativo, o formato de cineclube escolar pode apresentar o potencial de contribuir significativamente para a construção de um espaço de aprendizagem voltado ao diálogo igualitário, a autonomia e a participação ativa dos alunos, contrastando com as práticas instrumentais ainda presentes no ensino mediado pelo cinema.
                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-11-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7391
                                            [1] => 10.21728/logeion.2024v11e-7391
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 11 (2024): Edição Especial - Anais do XX Colóquio Habermas e XI Colóquio de Filosofia da Informação; e-7391
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 11 (2024): Edição Especial - Anais do XX Colóquio Habermas e XI Colóquio de Filosofia da Informação; e-7391
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7391/7029
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7391/7034
                                        )

                                    [rights] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                )

                        )

                )

        )

)